A África do Sul não se conforma com o afastamento da Taça de África das Nações que o Gabão e a Guiné Equatorial vão organizar em 2012, e apresentou um recurso junto da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Os «Bafana Bafana» concluíram o Grupo G da fase de qualificação com nove pontos, tal como Níger, selecção apurada, e a Serra Leoa. Quando três equipas terminam em igualdade, o regulamento estipula que o desempate é determinado pelos pontos somados nos jogos entre si. A federação sul-africana reconhece isso mesmo, mas entende que o critério devia ser a diferença de golos.

«Verificámos que a CAF anunciou a qualificação de Níger, embora a África do Sul tenha terminado no topo do grupo, através da diferença de golos, que é a forma universal de desempate. Entendemos que utilizam a regra 14.1, mas acreditamos que o vencedor do grupo deve ser automaticamente determinado ao fim de noventa minutos de futebol, e o segundo lugar deve ser determinado por outras regras», explica a carta enviada à CAF.

A África do Sul chegou mesmo a festejar o apuramento, após o nulo com a Serra Leoa, mas depois veio a desilusão. Veja as imagens: