A Youth League terá 64 clubes na época 2015/16, revelou esta quarta-feira de manhã Michael van Praag, responsável da UEFA. Além das 32 equipas sub-19 dos emblemas que disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões haverá também espaço para 32 campeões de 32 países.
 
As equipas competirão em fases de grupo diferentes, mas poderão defrontar-se nas eliminatórias. A final poderá, por exemplo, ser entre dois clubes que foram campeões locais, mas cujas equipas não estiveram na fase de grupos da Champions.
 
De acordo com van Praag, presidente da federação holandesa e antigo líder do Ajax, a UEFA está para ficar nesta competição. «Vamos procurar novos parceiros televisivos e patrocinadores», afirmou.
 
A Youth League começou a ser estudada na UEFA em 2009 e tem como principal objetivo diminuir o fosso entre as camadas jovens e as competições profissionais de seniores. «A ideia foi permitir competição e contacto internacional aos jovens, mas de uma forma que percebessem que ainda não estão lá, que têm de continuar a trabalhar no duro», afirmou.
 

 


 
Na época passada a média de idades das equipas rondou os 18 anos, o que indica que há jogadores muito jovens a competir.
 




No final da apresentação van Praag foi desafiado por alguém na plateia a construir uma competição semelhante no futebol feminino. O holandês confessou sem problemas que nunca tinha pensado nisso, mas agradeceu a ideia e garantiu que a levaria à UEFA.