O ciclista espanhol Alberto Contador foi homenageado esta segunda-feira em Pinto, a sua terra natal, nos arredores de Madrid, por mais de três mil pessoas, depois de no domingo passado ter confirmado a conquista do seu terceiro «Tour» de França. Emocionado, o ciclista anunciou que tem, agora, como objectivo para 2011 conquistar as três grandes Voltas (Giro de Itália, Vuelta de Espanha e Tour de França).

Contador foi recebido com um herói e com pompa e circunstância pelos seus conterrâneos. Depois de ter sido recebido pelas autoridades locais, o ciclista compareceu na praça da Constituição, no centro de Pinto, num carro descapotável, escoltado por meio milhar de ciclistas da localidade, com a camisola amarela na mão. Depois o ciclista subiu até à varanda da câmara municipal onde foi recebido em apoteose pelos milhares de cidadãos de Pinto. Contador revelou que vai ser difícil participar na «Vuelta» deste ano, embora tenha admitido que se sente atraído a disputar a competição «em casa».

O ciclista diz que agora é o momento de desfrutar a conquista do terceiro tour, uma vez que «ainda falta muito para o quarto». Contador não esqueceu ainda outros vencedores de Espanha, lembrando as recentes vitórias de Jorge Lorenzo em Moto GP, no Grande Prémio dos Estados Unidos, e de Fernando Alonso em Fórmula 1, na Alemanha. «O nosso desporto tem uma saúde incrível porque em Espanha trata-se com carinho os desportistas», referiu emocionado.