A comissão disciplinar da Federação Alemã de Futebol, DFB, suspendeu esta quinta-feira o jogador do Hamburgo, o peruano Paolo Guerrero, por cinco jogos, na sequência do incidente do último domingo, em que este atirou uma garrafa à cabeça de um adepto da própria equipa que o tinha insultado. O castigo surge apenas quatro dias depois dos factos, algo a que decididamente o futebol português não está habituado.

Veja aqui o vídeo do incidente

O jogador foi ainda condenado a pagar uma multa de 20 mil euros, que se junta à sanção já imposta pelo clube, entre 50 e 100 mil euros. O clube alemão terá 24 horas para decidir se vai recorrer do castigo.

Caso se mantenham os cinco jogos de castigo, Guerrero, que estava de regresso à equipa após uma grave lesão no joelho, não voltará a jogar na Bundesliga até final da temporada, podendo mesmo estar de saída do clube, uma vez que o seu contrato termina no final de Maio.

O incidente ocorreu no último domingo, após o empate sem golos entre o Hannover e o Hamburgo, quando um adepto do Hamburgo o interpelou a caminho do túnel, gritando-lhe que voltasse para o seu país, por entre insultos.

Apesar do sucedido, Guerrero integra a lista de convocados do Hamburgo para o jogo desta noite, em Liège, com o Standard, para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, que será dirigido pelo português Pedro Proença.

O estádio do Hamburgo será palco da final da Liga Europa, e a equipa ocupa actualmente o sexto posto na Bundesliga, a 14 pontos do líder, Bayern Munique.