O plano de emergência de 35 mil milhões de euros destinado a salvar o banco alemão Hypo Real Estate, um dos maiores bancos alemães especializados em imobiliário, fracassou, anunciou a própria instituição.

O banco alemão Hypo Real Estate anunciou hoje o fracasso do plano de emergência de 35 mil milhões de euros, o mais elevado de sempre na Alemanha, que foi concertado com o governo alemão para que pudesse continuar em actividade.

O consórcio de bancos que estava envolvido nesta operação, concertada com o próprio Governo alemão, recusou fornecer as linhas de liquidez previstas, explicou o Hypo em comunicado.

No rescaldo da notícia, o banco está agora a «avaliar as consequências» que tudo isto poderá ter no grupo, numa altura em que prossegue a busca por outras medidas que possam ajudar o banco a ultrapassar a crise e manter-se em actividade, na falta do plano original.

Recorde-se que esse plano previa a disponibilização imediata de liquidez da parte do consórcio de bancos e do próprio Banco Central Europeu (BCE) e de uma garantia de 35 mil milhões de euros, dos quais até 26,5 mil milhões seriam avançados pelo Estado alemão, e os restantes 8,5 mil milhões pelos bancos.

A operação tinha sido anunciada na segunda-feira, após negociações entre o Governo alemão e os bancos privados, e aprovada na quinta-feira pela Comissão Europeia.