O FC Porto venceu onde o Benfica perdeu e continua à distância de uma vitória do rival. Se nos cingirmos ao facto mais importante da jornada, está aqui.
 
Porque o triunfo do Benfica, em casa, frente a Académica já era, é preciso dizer, esperado. Mais número, menos número.
 
A missão mais difícil entre os candidatos estava nos Arcos e o FC Porto respondeu à altura. Adiantou-se com algum conforto na primeira parte, com dois golos, apanhou um susto na entrada para os últimos vinte minutos, mas reagiu bem e somou três pontos.
 
O carrossel continua, assim, com esta resposta nem uma hora depois de o Benfica ter feito a sua parte com entrada demolidora e goleada à mistura. Na Luz é que Jesus está bem, como se tem visto, face à evidente diferença de rendimento nos jogos em casa e fora de portas.
 
Começando a descer na tabela, o Sporting segue tranquilo, apesar da vitória pela margem mínima em Setúbal (1-2). Oito pontos a menos que o FC Porto, sete a mais que o Sp. Braga. O terceiro lugar parece, de todo, destinado aos homens de Marco Silva, agora finalistas da Taça de Portugal.
 
E se o terceiro posto tem tudo para ficar pintado a verde, o quarto também não deve escapar ao Sp. Braga. Goleada simples ao Penafiel (4-0), aumentando para dez os pontos de avanço para o rival V. Guimarães, derrotado em Moreira de Cónegos na véspera. E para a semana há dérbi do Minho.
 
De resto, a derrota vimaranense trouxe um novo sabor à luta pelo quinto lugar, o último (?) de acesso às provas europeias – uma final da Taça entre Sporting e Sp. Braga, contudo, abriria uma vaga para o sexto classificado. O Belenenses venceu em Arouca (1-0), que perdeu uma oportunidade de cavar um fosso maior para a zona de descida, já que o Gil Vicente perdeu com o Nacional (3-2), e está um ponto da equipa de Rui Vitória.
 
O Paços de Ferreira também poderia ter lucrado mas perdeu no Estoril por 1-0. Foi a primeira vitória de Fabiano Soares e o fim de uma série de nove jogos sem vencer para a equipa da Amoreira.
 
Assim, o Paços não só fica a quatro pontos do sexto lugar, como vê Moreirense e Marítimo, que ganhou no Bessa (2-0) ficarem a apenas três. Ainda há muito para decidir também a meio da tabela.