O que têm em comum Vítor Pereira (e Nani), Carlitos, Marco Paixão, Ricardo Quaresma e Leonardo Jardim (além da restante comitiva lusa do Mónaco)? Poderão responder que disputam todos a Liga Europa, o que é verdade. Mas há mais: podem todos festejar o apuramento para os 16 avos de final esta quinta-feira, com as respetivas equipas.

Além do Sp. Braga, a única equipa portuguesa que pode fechar já as contas, também o Fenerbahce, Sion, Sparta de Praga, Besiktas (à custa do Sporting) e Mónaco, citando apenas as equipas que contam com jogadores ou treinadores portugueses, estão perto de festejar.

Há mais gente em condições de apuramento, ou não fosse esta a penúltima jornada.

Tranquilos estão apenas quatro emblemas. O Molde está apurado no grupo A, o Dortmund no grupo C e os 100 por cento vitoriosos Nápoles e Rapid Viena nos grupos D e E. Para eles, os dois jogos que faltam são de passeio, embora seja diferente, no sorteio da próxima fase, ter ganho o grupo ou terminado em segundo. É que vêm aí os tubarões da Champions…

Entrando especificamente nas contas dos três representantes portugueses a nível coletivo, comecemos, então, pela equipa de Paulo Fonseca. O primeiro match-point, em Marselha, falhou, mas a receção ao Slovan Liberec tem tudo para soltar a festa no Minho. Basta o empate.

O Sporting, por outro lado, está obrigado a ganhar em Moscovo para continuar a depender de si. Em caso de derrota, se o Besiktas vencer o Skenderbeu, a equipa de Jorge Jesus diz adeus às competições europeias. Na mesma cidade que ditou a despedida da Champions, Em qualquer outro cenário ficaria tudo adiado para a última jornada, em que os leões recebem a equipa de Ricardo Quaresma.

Por fim, as contas do Belenenses. Por um lado é fácil de entender que só a vitória interessa na receção ao Lech Poznan, embora o empate, conjugado com desaire da Fiorentina, permita continuar a sonhar. Por outro, também não é difícil perceber que mesmo um triunfo nada garante porque há uma dificílima visita a Florença na última jornada. 

GRUPO A: Vítor Pereira pode selar apuramento



Molde-Fenerbahce, 20h05
Celtic-Ajax, 20h05
Classificação: Molde, 10 pontos; Fenerbahce, 5; Ajax, 3; Celtic, 2

Cenário: Com o Molde já apurado, o Fenerbahce pode juntar-se também já esta quinta-feira, se vencer na Noruega e o Celtic-Ajax terminar empatado. Se houver um vencedor no jogo de Glasgow, seja ele qual for, tudo ficará adiado para a última jornada, mesmo que os turcos vençam. De qualquer forma, a vantagem continua do lado da equipa de Vítor Pereira.

GRUPO B: Carlitos e Klopp querem fechar as contas



Rubin Kazan-Sion, 16h
Liverpool-Bordéus, 20h05
Classificação: Sion, 8 pontos; Liverpool, 6; Bordéus, 3, Rubin Kazan, 2

Cenário: Sion e Liverpool podem fechar as contas deste grupo desde já, caso vençam os seus jogos. Com empates nos dois duelos desta quinta, os suíços também seguem em frente, ao passo que o Liverpool ficaria ainda depende da última ronda, sabendo, contudo, que só em caso de derrota, conjugada com vitória do Bordéus e um cenário muito adverso na diferença de golos (nesta altura a equipa de Jurgen Klopp está em vantagem) ficaria pelo caminho. 

GRUPO C: quem se junta ao Dortmund?



FK Krasnodar-Borussia Dortmund, 16h
PAOK-FK Qabala, 20h05
Classificação:  Borussia Dortmund, 10 pontos; FK Krasnodar, 7; PAOK, 3; FK Qabala, 1

Cenário: Dortmund está apurado e os russos do Krasnodar, que recebem os alemães, também garantem o passaporte em caso de vitória. O PAOK, de Ricardo Costa e Miguel Vítor, está obrigado a ganhar para alimentar esperanças de apuramento (precisa também que os russos não vençam), que ainda existem, mas ténues para o Qabala. Tem de ganhar e esperar que o Krasnodar perca. Depois teria de vencer os russos em casa na última jornada por dois golos de diferença.

GRUPO D: duelo Midtjylland-Brugge



Legia Varsóvia-Midtjylland, 20h05
Club Brugge-Nápoles, 20h05
Classificação: Nápoles, 12 pontos; Midtjylland, 6; Club Brugge, 4; Legia Varsóvia, 1

Cenário: Cem por cento vitorioso, o Nápoles já está apurado. A luta parece resumida a Midtjylland e Club Brugge, mas o Legia Varsóvia tem ainda uma ténue esperança, que pode ficar em cinzas já esta quinta-feira. Os dinamarqueses têm vantagem de dois pontos para os belgas. Se ganharem na Polónia e o Nápoles ajudar na visita a Brugge selam o apuramento.

GRUPO E: Rapid já está, Villarreal está quase


Dínamo Minsk-Viktoria Plzen, 16h
Villarreal-Rapid Viena, 20h05
Classificação: Rapid Viena, 12 pontos; Villarreal, 9; Plzen, 3; Dínamo Minsk, 0

Cenário: Contas simples neste grupo: o Rapid Viena já está apurado, depois de ter ganho todos os jogos até ao momento, enquanto o Villarreal precisa somar um ponto nos dois jogos que faltam. Recebe, precisamente, os austríacos. O Plzen tem de ganhar na Bielorrússia e esperar por uma ajuda do Rapid.

GRUPO F: é desta Sp. Braga?



Marselha-Groningen, 20h05
Sp. Braga-Slovan Liberec, 20h05
Classificação: Sp. Braga, 9 pontos; Slovan Liberec, 7; Marselha, 6; Groningen, 1

Cenário: O Groningen já não tem hipóteses de seguir para a próxima fase, enquanto o Sp. Braga está a um empate de carimbar o apuramento. Depois de falhar em Marselha, a receção ao Liberec pode ser decisiva. Basta um ponto. Uma vitória, contudo, ajuda também os franceses que recebem o Groningen e terão uma autêntica final na Rep. Checa na última jornada.

GRUPO G: Bruno Gama tem final em Roma



Rosenborg-Saint Etienne, 18h
Lazio-Dnipro, 18h
Classificação: Lazio, 10 pontos; Saint-Etienne, 7; Dnipro, 4; Rosenborg, 1

Cenário: O finalista vencido da edição anterior está em apuros. O Dnipro, de Bruno Gama, está obrigado a vencer em Roma depois de dois desaires muito comprometedores com o Saint-Etienne que o colocam a três pontos dos franceses e em desvantagem no confronto direto. À Lazio, contudo, basta o empate para seguir em frente. Se vencer apura-se e, automaticamente, apura também o Saint-Etienne.

GRUPO H: Sporting proibido de perder



Besiktas-Skenderbeu, 18h
Lokomotiv-Sporting, 18h
Classificação: Lokomotiv, 8 pontos; Besiktas, 6; Sporting, 4, Skenderbeu, 3

Cenário: O empate chega ao Lokomotiv para selar o apuramento, o Sporting tem de ganhar para continuar a depender de si. É que mesmo que o Besiktas bata o Skenderbeu em casa, a equipa de Jorge Jesus recebe os turcos na última ronda e a diferença de dois pontos é anulável. Se o Sporting perder ou empatar e o Besiktas ganhar, os leões são eliminados. Os albaneses têm de ganhar na Turquia para ainda acalentarem esperanças de apuramento.

GRUPO I: Belenenses no meio da confusão



Belenenses-Lech Poznan, 18h
Basileia-Fiorentina, 18h
Classificação: Basileia, 9 pontos; Fiorentina, 6; Lech Poznan, 4; Belenenses, 4

Cenário: O Belenenses precisa ganhar para manter esperanças de apuramento, ao mesmo tempo que eliminará, dessa forma o Lech Poznan. O empate só deixa manter o sonho do apuramento se a Fiorentina perder. O Basileia apura-se se vencer, a Fiorentina apura-se se vencer e Belenenses e Lech Poznan empatarem. Contas ainda embrulhadas, portanto.

GRUPO J: Leonardo Jardim para fugir à calculadora



Mónaco-Anderlecht, 18h
Qarabag-Tottenham, 18h
Classificação: Tottenham, 7 pontos; Mónaco, 6; Qarabag, 4; Anderlecht, 4

Cenário: O Tottenham apura-se se ganhar no Azerbaijão e, se o fizer, também pode ajudar o Mónaco, de Leonardo Jardim e vários outros portugueses, a garantir já a qualificação e evitar as contas da última ronda, em que há um Tottenham-Mónaco. Para isso, os franceses precisam sempre ganhar em casa ao Anderlecht, resultado que deixaria os belgas praticamente eliminados. 

GRUPO K: alemães e checos podem apurar-se já



Schalke 04-Apoel, 18h
Sparta Praga-Asteras Tripolis, 18h
Classificação: Schalke 04, 8 pontos; Sparta Praga, 6; Asteras Tripolis, 4; Apoel, 3

Cenário: Mais um grupo de contas baralhadas. Simplificando: o Schalke só depende de uma vitória em casa, frente ao Apoel, para garantir, matematicamente, o apuramento. Perdendo, os cipriotas, onde jogam Mário Sérgio e Nuno Morais, estão eliminados. O Sparta, de Marco Paixão, também se apura se vencer e o Apoel não ganhar ao Schalke. Mesmo que ganhe, contudo, os checos seguirão em frente se não perderem por mais de um golo na última ronda, em Nicósia.

GRUPO L: vantagem basca, mas hipóteses para todos



AZ Alkmaar-Partizan, 18h
Augsburgo-Atletico Bilbao, 18h
Classificação: Atletico Bilbao, 9 pontos; Partizan, 6; Augsburgo, 6; AZ Alkmaar, 3

Cenário: E para não fugir à tendência, há muitas contas por fazer no último agrupamento, embora o Atletico Bilbao possa confirmar o apuramento se vencer na Alemanha o Augsburgo. Esse resultado dava jeito, também ao AZ Alkmaar, que, mesmo sendo último, reentra nas contas se ganhar ao Partizan de Drulovic e Luís Diogo. Igualaria os sérvios (dependendo da diferença de golos poderia ou não ter vantagem) e discutiria a passagem no jogo com os bascos na última ronda, sempre com ouvidos no que acontece no Partizan-Augsburgo.