O economista e ex-secretário de Estado, António Nogueira Leite, afirma, em entrevista ao 24 horas, que o apelo de Cavaco Silva pode ser a «última oportunidade para a economia nacional».

Entrevistado pelo jornalista Pedro Pinto, o economista afirma que o país precisa de medidas drásticas para recuperar e que «os portugueses têm de estar preparados para isso».

«Temos, inevitavelmente, que caminhar para a redução de de funcionários públicos. Portugal é um país que tem metade a trabalhar para outra metade! Entre funcionários públicos, pensionistas, desempregados com direito a subsídio e pessoas que recebem Rendimento de Inserção temos 5 milhões, o que significa que os restantes 5 milhões estão extraordinariamente sobrecarregados. Daí que a economia não possa aceitar novo aumento de impostos. Até porque a riqueza continua mal distribuída. Os impostos têm sido absorvidos pelo crescimento do «Monstro», muito mais do que por uma efectiva e equitativa redistribuição de rendimentos», afirma António Nogueira Leite.