A União Ciclista Internacional (UCI) retirou a Lance Armstrong os sete títulos de campeão que conquistou na Volta a França e baniu-o do ciclismo para sempre. A decisão foi revelada pelo presidente da UCI, Pat McQuaid.

A decisão surge na sequência do relatório da Agência Norte-Americana Antidoping (USADA) segundo o qual o ciclista que representava a US Postal integrou «o programa de doping mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido da história do desporto». «A UCI reconhecerá as sanções que a Usada impôs. Vamos retirar os sete títulos da Volta da França e bani-lo do desporto», disse McQuaid.

Armstrong já tinha visto todos os seus títulos invalidados pela USADA, mas a competência da organização apenas se restringia ao território norte-americano. Desta vez, os sete Tour que conquistou entre 1999 e 2006 foram mesmo retirados.

«Lance Armstrong não tem lugar no ciclismo. Já avançamos muito na luta contra o doping para voltarmos atrás», frisou o presidente da UCI

O ciclista pode ainda apresentar recurso da decisão para o Tribunal Arbitrário do Desporto.

A UCI vai decidir na sexta-feira se as vitórias na Volta a França entre 1999 e 2005 serão reatribuídas. Mas a direção do Tour, pela voz de Chistian Prudhomme, já tinha manifestado o desejo de não entregar os títulos a qualquer outro corredor.

Nessa mesma reunião, a UCI vai decidir se a medalha de bronze conquistada por Armstrong no contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Sydney2000 lhe deve ser retirada.