Pode ser um bom sinal para o Sporting: o Glasgow Rangers perdeu copiosamente no Old Firm, frente ao Celtic (3-0). Uma derrota pesada que aumentou para oito pontos a distância do adversário leonino na Liga Europa para a liderança. O Celtic está por isso cada vez mais perto do título da liga escocesa.

O jogo começou da melhor forma para os católicos de Glasgow. A jogar em casa, e perante o seu público, marcaram dois golos antes da meia-hora e empolgaram o completamente cheio Celtic Park. Gary Hooper foi o herói inicial.

O avançado marcou o primeiro golo aos 17 minutos, na sequência de uma jogada inicial, na qual arrancou pelo meio de dois adversários e ficou na cara do guarda-redes, e bisou aos 28 minutos ao finalizar de carrinho um cruzamento da esquerda.

Ora estes golos atiraram o Celtic para a frente, perante um Glasgow Rangers que continuou a cometer demasiados erros e foi completamente inofensivo no ataque. Só numa iniciativa de Diouf, de resto, a formação visitante ameaçou a baliza de Forster. Muito pouco para uma equipa que precisava de ganhar.

O jogo foi por isso continuando ao sabor das necessidades do Celtic, que já na segunda parte apontou o terceiro golo. Um remate de longa distância de Commons, aos 70 minutos, deixou McGregor mal na fotografia: a bola fez um arco considerável, mas saiu praticamente ao centro da baliza.

Este terceiro golo arrumou por completo com o jogo. Os adeptos do Celtic perpetuaram a festa até ao fim e deixaram o grande rival de Glasgow praticamente sem hipótese de chegar ao título. Aos Rangers sobra a Taça da Escócia, na qual voltam a jogar com o Celtic, e defrontam o Sporting em Alvalade na quinta-feira.

FICHA DE JOGO:

CELTIC: Forster; Izaguirre, Majstorovic, Wilson e Mulgrew; Brown, Ledley e Baram Kayal (Ki Sung-Yeung, 60m); Commns (Forrest, 82m) Samaras e Hooper (Stokes, 85m).

RANGERS: McGregor; Weir, Papac, Whittaker e Bartley; Bougherra e Edu; Davis, Naismith (Lafferty, 46m) e Diouf (Healy, 68m); Jelavic.

GOLOS: Hooper (17m e 28m), Commons (70m).

Veja os golos: