O Atlético de Madrid já tinha anunciado a contratação do holandês John Heitinga há algum tempo, e até antes já se sabia da saída do defesa do Ajax para a capital espanhola. Porém, e para não quebrar o ritmo, os espanhóis apresentaram o quarto jogador em quatro dias. Depois de Coupet, Pongolle e Paulo Assunção, Heitinga vestiu pela primeira vez a camisola do Atl. Madrid.
«Joguei 17 anos muito bonitos no Ajax, mas chegou o momento em que precisava de mudar», começou por dizer o internacional holandês, agora companheiro de Simão Sabrosa, o único português que deverá ficar no plantel dos colchoneros. «Decidi-me pelo Atlético porque é um grande clube, deixei falar o meu coração e escolhi um clube onde me sinto bem, no qual posso evoluir e ganhar muitos títulos», acrescentou Heitinga.
Agora na Liga espanhola, o defesa vai ter pela frente o Real Madrid, rival do Atlético e emblema pelo qual actuam vários holandeses. Sobre o campeonato, Heitinga diz que é «um dos mais bonitos do mundo» e sobre o facto de defrontar amigos no derby de Madrid concluiu: «Sou deste clube e, quando se entra em campo, joga-se para ele. Aqui não conta que tenhamos sido ex-companheiros.»