Fernanda Ribeiro assinou pelo Valência Terra i Mar, uma das mais conceituadas equipas de atletismo de Espanha, depois de ter terminado um vínculo de vinte anos com o F.C. Porto, anuncia o jornal espanhol «Marca». A atleta portuguesa, campeã olímpica dos 10 mil metros em Atlanta-96 e medalha de bronze em Sidney-2000, passa a ser, assim, a maior estrela da equipa de Valência.
A fundista portuguesa tinha recusado uma proposta para renovar com o F.C. Porto, por sinal bem mais baixa do que a que constava no seu último contrato e, no início do corrente mês, já perto da hora limite para o final do período de transferências, entregou a sua ficha junto da Associação de Atletismo do Porto como atleta individual. Depois de ter vestido a camisola azul-e-branca ao longo de quase vinte anos, com uma primeira passagem entre 1983 e 1992 e um segunda entre 1995 e 2004, representando o Maratona pelo meio, Fernanda Ribeiro prepara-se agora para iniciar uma nova fase na sua carreira.
Além de Fernanda Ribeiro, o Valência Terra e Mar, que conta com grande parte das atletas da selecção espanhola, contratou ainda as romenas Felícia Tilea Moldovan, finalista no dardo nos Jogos de Atenas, e Ioana Alina, uma jovem promissora no salto em comprimento. O clube espanhol reforçou ainda a sua equipa com a contratação de atletas de topo do atletismo espanhol, como são os casos de Cristina Sanz, Evas Árias e Ana Rebenaque.
Entre todas estas contratações, os dirigentes do Valência Terra e Mar destacaram a incorporação de Fernanda Ribeiro como «uma salto de qualidade» e um «reforço fundamental» para atacar o título no Campeonato da Europa de Clubes de Cross.