Abreu Matos, treinador de Naide Gomes, que se sagrou campeã da Europa este fim-de-semana, disse à chegada a Lisboa estar muito contente com os resultados obtidos. «O maior sabor que se pode ter é ouvir o Hino Nacional. É o máximo a que um atleta pode aspirar e o máximo que um treinador pode ambicionar», destacou.
O técnico confessou que a conquista de uma medalha fez sempre parte dos seus objectivos, pois «Naide é das melhores atletas do Mundo». «Eu confidenciei-lhe, e só a ela, que íamos lá para uma medalha. Mas ela própria punha alguma dúvida sobre a possibilidade...», contou
A polémica que ocorreu após ter sido atribuído um salto à atleta alemã Bianca Kappler de 6,96 metros, que ela confessou não ter feito, foi um assunto também abordado por Abreu Matos. Apesar de ter sido «a primeira vez que aconteceu», o treinador de Naide concedeu que «isto é feito por homens, seres humanos que falham», mas destacou as correcções que colocaram nos devidos termos o resultado final: «Quando as coisas são rectificadas e se faz justiça temos que aceitar e entender isto como um acidente.»
Abreu Matos enalteceu a forma como a atleta alemã reagiu e como o assunto foi resolvido por parte do treinador da Bianca Kappler: «A Naide foi desde a primeira hora reconhecida por todos como a grande vencedora do salto em comprimento. É de enaltecer a postura da atleta alemã, que estava em plena competição, e do seu treinador.»