O norueguês Petter Solberg (Subaru Impreza) venceu a super-especial de abertura do rali da Finlândia e assumiu a liderança da 10ª prova do Campeonato do Mundo de 2005, que decorre até domingo na região de Jyvaskyla.
O piloto norueguês, campeão do Mundo em 2003 e segundo classificado do Mundial de pilotos, foi o mais rápido a percorrer os 2,06 quilómetros do troço inaugural do rali finlandês, à frente do piloto da casa Harri Rovanpera (Mitsubishi Lancer) e do alemão Armin Schwarz (Skoda Fabia).
Autores do segundo e terceiro tempos, a seis e sete décimos de segundos de Solberg, respectivamente, Rovanpera e Schwarz foram seguidos pelo finlandês Marcus Gronholm (Peugeot 307), quinto classificado, que também gastou mais sete décimos que o norueguês.
Só depois, e com o mesmo tempo que o italiano Gianluigi Galli (Mitsubishi Lancer), sexto, surgiu e o francês Sébastien Loeb, líder do Mundial de pilotos e vencedor de sete - seis consecutivas - das nove provas já disputadas, que colocou o seu Citroen Xsara no sétimo lugar, a oito décimos de segundos do piloto da Subaru.
Sexta-feira, disputa-se a primeira das três etapa do rali finlandês, que será composta por oito especiais, na distância total de 547 quilómetros, 144,5 cronometrados.
Classificação após super-especial:
1. Petter Solberg/Philip Mills, Nor/GB, 1.23,0 minutos,(Subaru Impreza WRC);
2. Harri Rovanpera/Tisto Pietilainen, Fin, 0,6 segundos, (Mitsubishi Lancer WRC);
3. Armin Schwarz/Klaus Wicha, Ale, 0,7 (Skoda Fabia WRC);
4. Marcus Gronholm/Timo Rautiainen, Fin, 0,7 (Peugeot 307 WRC);
5. Gianluigi Galli/Guido D'Amore, Ita, 0,8 (Mitsubishi Lancer WRC);
6. Sébastien Loeb/Daniel Elena, Fra, 0,8 (Citroën Xsara WRC);
7. Sebastian Lindholm/Tomi Tuominen, Fin, 0,9 (Peugeot 307 WRC);
8. Markko Martin/Michael Park, Est/GB, 1,0 (Peugeot 307 WRC);
9. Henning Solberg/Cato Mankerud, Nor, 1,2 (Ford Focus WRC);
10. Jani Paasonen/Jani Vainikka, Fin, 1,2 (Skoda Fabia WRC)