O construtor automóvel japonês Mitsubishi Motors anunciou que se vai retirar totalmente das competições de rali automóvel, incluindo o Dacar que ganhou 12 vezes, devido crise à económica que afundou os seus resultados financeiros.

«A súbita deterioração da economia mundial obriga a nossa empresa a supervisionar mais estreitamente os seus recursos», explicou o grupo num comunicado citado pela Lusa.

Honda despede mais de 3.000 trabalhadores

Ford poderá vir a precisar de ajuda estatal



A Mitsubishi Motors participou 26 vezes no Dacar, conquistando um total de 12 vitórias, sete das quais consecutivas.

O construtor japonês, que sofre como todos os concorrentes de uma queda das suas vendas em todo o Mundo, anunciou que espera terminar o exercício 2008-2009 (Abril-Março) com uma perda líquida de 60 mil milhões de ienes (500 milhões de euros).

Renault vai eliminar 400 empregos

Esta retirada constitui a quinta do género em algumas semanas entre os construtores japoneses, que renunciam uns após os outros às competições motorizadas, devido crise à económica.

Em Janeiro, as matrículas de veículos novos no Japão, fora os mini automóveis, atingiram o seu nível mais baixo dos últimos 41 anos, e os construtores nipónicos sofrem além disso uma baixa das exportações, devido à queda da procura proveniente dos Estados Unidos e da Europa.

No início de Dezembro, a Honda anunciou que deixava a Fórmula 1. Suzuki e Subaru também anunciaram, em meados de Dezembro, com dois dias de intervalo, que os seus automóveis não participariam mais no campeonato do Mundo de ralis.

No início de Janeiro por último, a Kawasaki anunciou a sua decisão de parar com o Moto GP, uma competição na qual a firma participou durante 17 anos.