A operadora aérea de baixo custo JetBlue anunciou esta sexta-feira ter registado um lucro de 12 milhões de dólares (0,05 cêntimos por acção) no primeiro trimestre do ano, devido à queda do preço do petróleo.

Segundo a Lusa, a empresa com sede em Nova Iorque explicou que os resultados positivos, superiores às estimativas dos economistas, derivam essencialmente da redução dos gastos operacionais, que caíram 9,9 por cento, para os 720 milhões de dólares, relativamente a igual período de 2008.

A grande poupança surgiu devido à queda dos preços do petróleo que provocaram uma redução de gastos em combustível na ordem dos 31 por cento.

A JetBlue passou assim de um investimento de 308 milhões de dólares em combustível, nos primeiros três meses de 2008, para 214 milhões de dólares.

A desvalorização do petróleo nos mercados internacionais permitiu à empresa compensar a queda de oito por cento no seu tráfego aéreo, que aconteceu principalmente devido à redução de custos dos norte-americanos, reduzindo assim a procura.

A queda nas receitas em 2,9 por cento, de 816 milhões de dólares (primeiro semestre de 2008) para os 793 milhões de dólares (primeiro semestre de 2009), não impediu a companhia de «Low-Cost» de registar lucro no actual exercício.