O jornal «O Jogo» faz esta terça-feira manchete com a frase «Galaxy sonha com Rui Costa» e diz em antetítulo «Figo também equacionado para jogar ao lado de Beckham».
Na página 11, o jornal explica que Alexi Lalas, presidente do LA Galaxy, não esconde o desejo de juntar mais algumas estrelas aos mediáticos David Beckham e Abel Xavier.
«O Jogo» não falou com Lalas. Mas diz que «o excêntrico líder» prestou declarações à imprensa norte-americana, entretanto reproduzidas pelo jornal inglês «Daily Mail».
Lalas na América
Feita uma pesquisa no Google, não aparecem quaisquer declarações de Lalas a meios de comunicação norte-americanos. No site do «LA Times», principal jornal de Los Angeles, as últimas declarações de Lalas são de 31 de Agosto. Se o dirigente tivesse dito algo sobre Figo, Rui Costa ou qualquer outro jogador é provável que alguma referência tivesse sido feita.
Lalas em Inglaterra
No «Daily Mail» de facto existem declarações de Lalas, alegadamente à imprensa norte-americana. Em síntese, o jornal diz isto: «We want to be a super club. We want anyone in London, Lisbon, Rio de Janeiro, Seoul, when they think of football to think of LA Galaxy. We want Galaxy to be the best.
«The main reason David Beckham came is the quality of the player. He came to compete at the highest level and to help us win. It's important to have big names in order to attract attention and raise the level of play. It's important to sign great players who are good on the field and have charisma away from it. It's important to have that type of player to attract people.» He added that he one day hopes to bring veteran stars such as Inter's Luis Figo and Benfica's Rui Costa to join Beckham as part of the club's intended development.
Isto foi publicado às 16:10 do dia 10 de Setembro.
Lalas no Maisfutebol
Acontece que se estas declarações não surgem em meios norte-americanos, elas são espantosamente semelhantes a outras, prestadas por Alexi Lalas ao Maisfutebol no âmbito de um trabalho sobre o futebol nos Estados Unidos e publicadas às 12:49 do dia 4 de Setembro.
E que escrevia o Maisfutebol nesse dia? «Lalas não faz por menos: quer tornar os LA Galaxy num dos maiores clubes do mundo. «Queremos ser um super clube. Queremos que qualquer pessoa que em Lisboa, no Rio de Janeiro, em Londres, em Seul, pense em futebol, pense nos LA Galaxy». Uma ambição que ultrapassa o seu clube e se estende até ao «soccer» da MLS, que espera, «dentro de alguns anos», se torne o «mais importante desporto americano».
O padrão Beckham
Mundialmente, o nome dos Galaxy é associado a David Beckham, uma ligação que o dono da equipa americana diz não menosprezar, apesar de não ter sido essa a intenção da contratação. «A maior e mais importante razão para a sua vinda é a qualidade como jogador. Vem para competir ao mais alto nível e ajudar-nos a ganhar», assegurou Lalas, admitindo que «é importante ter grandes nomes, para atrairem as atenções e elevarem o nível de jogo».
O dono dos Galaxy considera «incrível», o progresso registado em doze anos de existência da MLS, «bastar ver os novos estádios, os grandes jogadores, o público», disse.
Uma evolução favorável que Alexi Lalas não quer ver estagnar. «É importante contratar grandes jogadores. Jogadores à imagem de Luís Figo e Rui Costa, que são bons dentro do campo e têm carisma fora dele. É importante este tipo de jogadores para atrair as pessoas», afirmou.»
Estas afirmações, de 4 de Setembro, fazem esta terça-feira a manchete de «O Jogo», depois de publicadas (sem citar a fonte original) num jornal inglês.
Deve ser a isto que se chama globalização. Se não for, pedimos desculpa pelo incómodo.
Actualização às 15:18Além de «O Jogo», um telefonema amigo lembrou-nos que também «A Bola» fala na coisa, numa breve, na página 13. O que só torna isto ainda mais global.