O Southampton, equipa que Gareth Bale representou antes de se mudar para o Tottenham, perdeu a oportunidade de encher os cofres com a transferência do galês para o Real Madrid. Isto porque em 2008 os Saints trocaram a percentagem que tinham numa futura transferência do Galês por um jogador que nunca utilizaram.

Em 2007, Gareth Bale, de apenas 18 anos, assinou pelos londrinos do Tottenham, deixando o Southampton por cinco milhões de euros, mais cinco dependendo do número de jogos a realizar ao serviço dos «Spurs». Além disso, o Southampton ficou com 25% da futura transferência de galês.

Mas em 2008, com dificuldades financeiras, o Southampton fez um acordo com o Tottenham, do qual os Saints provavelmente se arrependem hoje em dia. A necessitar de dinheiro com urgência, trocou a percentagem por três milhões no imediato mais o guarda-redes Tommy Forecast.

A novela chegou finalmente ao fim, com o médio a assinar pelo Real. Ao que tudo indica o valor pago pelos merengues foi entre os 90 e os 100 milhões de euros, o que iria permitir ao Southampton receber entre cerca de 25 e 22 milhões de euros. Para além disto, Forecast nunca chegou a atuar pelos Saints, e hoje joga nos escalões mais baixos de Inglaterra.

Apesar do mau negócio, o Southampton estabilizou depois de ter sido adquirido em 2009 e de ter chegado à Premiership.