O Barclays vai investir 10 milhões de euros no segmento Premium e a crise financeira que está a afectar todo o sector não vai levar o banco a rever o seu plano de expansão para o mercado nacional.

Mas apesar de manter o projecto de desenvolvimento, o presidente executivo do Barclays Portugal, Peter Mottek, garante que esta crise «tem de ser vista como um assunto sério».

O crescimento da actividade nos últimos quatro anos servem de justificação para a manutenção deste plano de expansão.

De acordo com as contas do banco, em quatro anos passaram de 42 agências para 230, de 400 colaboradores para 2 mil.

O grupo conta actualmente com 150 mil clientes e quer aumentar a sua rede de agências em 25%.

Espaços Premium

Aliar o design à banca é uma das apostas do Barclays para este segmento e, no entender do responsável, representa uma «novidade para o sector».

Os clientes, com rendimentos mais elevados, têm ao seu dispor um espaço onde podem fazer reuniões e, ao mesmo tempo, «regalias exclusivas e serviços financeiros adequados».

O «well designed bankin» está presente em Lisboa, Porto e Algarve (Quinta do Lago). Para breve está prevista a abertura em Coimbra e Aveiro.

A ideia é abrir 11 espaços até ao final do ano.