O Barcelona vingou da melhor forma a derrota da última jornada em casa com o Hércules. A equipa de Guardiola venceu no Vicente Calderón, ganhando (2-1) o clássico com o At. Madrid. Nem tudo foi positivo para o Barça, porém: Messi foi alvo de uma entrada dura de Ujfalusi aos 93 minutos e saiu lesionado.

O defesa checo foi de imediato expulso, com um cartão vermelho directo, pela pisadela intencional que deu no joelho do argentino. Messi saiu de campo em maca, substituído pelo também jovem Bojan Krcic, com uma expressão de muita dor que levantou de imediato preocupação junto do banco do Barcelona.

Ora com este triunfo a formação de Guardiola somou o sexto ponto em três jogos e subiu ao terceiro lugar, com menos um ponto que Real Madrid e menos três que Valência. O At. Madrid, por outro lado, perdeu por outro lado a possibilidade de manter a liderança ao lado do Valência, caindo para o mesmo terceiro lugar.

Confira a classificação

Com Simão no onze os noventa minutos e Tiago a entrar na segunda parte, aos 65 minutos, para o lugar de Raul Garcia, o At. Madrid raramente conseguiu ameaçar o Barcelona. Até entrou melhor em campo, muito forte na pressão, mas durou pouco. O guarda-redes De Gea, aliás, acabou por ser o melhor em campo.

O Barcelona deu o primeiro sinal de alerta aos 13 minutos, quando Villa atirou ao poste, e marcou logo a seguir: no mesmo minuto, Pedro toca para Messi que perante De Gea faz o golo com um toque subtil. O Barça estava melhor e desperdiçou o segundo num remate de Pique e numa finalização de Messi por cima da barra.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer, pelo que os catalães sofreram mesmo. Raul Garcia empatou aos 25 minutos de cabeça, após um canto de Simão. Um empate injusto para o Barcelona, que recolocou justiça no resultado quando Piqué fez o segundo à ponta-de-lança: recebeu no peito, fugiu ao adversário e rematou forte.

A primeira meia-hora foi louca, mas acalmou depois. Até ao intervalo só um remate e Ujfalusi e um centro de Villa ao qual Pedro não chegou por centímetros ameaçaram mudar o resultado. Na segunda parte veio o festival de De Gea: parou remates de Xavi e Pedro, travou o mesmo isolado Pedro e defendeu dois tiros de Villa.

O At. Madrid só ameaçou aos 80 minutos, num remate de Reyes, após passe de Simão. Muito pouco para contornar a superioridade do Barça. Quique Flores ainda lançou Tiago e Diego Costa (ex-Sp. Braga), mas de nada valeu. Só deu mesmo Barça, e Messi quase fazia o terceiro. Os catalães fartaram-se de desperdiçar.

Veja os golos e a lesão de Messi:



Resultados e marcadores da 3ª jornada

Sábado:

Espanhol-Almería, 1-0

(Callejón, 47)

Maiorca-Osasuna, 2-0

(Chori Castro, 25, g.p.; De Guzmán, 90)

Sp. Gijon-At. Bilbao, 2-2

(Miguel, 13m; Sangoy, 23m) (Gurpegi, 29m; Llorente, 58m)

Real Sociedad-Real Madrid, 1-2

(Tamudo, 62m) (Di Maria, 51m; Ronaldo, 74m)

Domingo:

Hércules-Valencia, 1-2

(Trezeguet, 43m, g.p.) (Mata, 2m; Pablo Hernandez, 23m;

Levante-Villarreal, 1-2

(Caicedo, 90m) (Nilmar, 16m e 42m)

Racing Santander-Saragoça, 2-0

(Henrique, 76m; Nahuelpan, 90m)

At. Madrid-Barcelona, 1-2

(Raul Garcia, 25m) (Messi, 13m; Piqué, 32m)

Málaga-Sevilha, mais tarde

Segunda-feira:

D. Corunha-Getafe