Após quatro empates consecutivos, dois dos quais em casa e com equipas que lutam por objectivos mais modestos, o Nacional tenta reencontrar, esta segunda-feira, o caminho das vitórias. O Paços de Ferreira é o adversário que se segue. É o 'lanterna vermelha' do campeonato, mas nem por isso Manuel Machado e companhia esperam uma noite descansada. Bem pelo contrário. Os resultados mais recentes na Choupana obrigam a cautela redobrada, como observa Basílio Marques, treinador-adjunto do Nacional.

Assume o favoritismo, mas reconhece que o Paços «é um adversário difícil», admitindo ainda que a classificação actual da equipa pacense «não reflecte o seu verdadeiro valor». Basílio Marques relembra a recente mudança de treinador na Mata Real e garante que os castores «vão dificultar ao máximo» a tarefa da equipa madeirense. «O Paços vem aqui jogar uma cartada decisiva», admite o adjunto de Manuel Machado. Sem esconder que o Nacional é favorito, sublinha também a necessidade de «demonstrar isso em campo.»

Regressar às vitórias é o objectivo imediato, até para não deixar fugir o comboio europeu. Na memória estão ainda os empates caseiros, diante de Olhanense e V. Setúbal, cenário esse que os responsáveis alvi-negros esperam não ver repetido na noite desta segunda-feira, na Choupana. «Os resultados não têm sido os que pretendemos, mas não me parece que sejam assim tão maus», confessa Basílio Marques, que por outro lado destaca o valor exibicional do Nacional. «Estamos absolutamente tranquilos, capazes e confiantes para voltar às vitórias, mas também para fazer mais e melhor daqui em diante», acrescenta.

Recordando os empates com Olhanense e V. Setúbal, Basílio Marques alerta para o equilíbrio do campeonato: «As equipas estão num patamar muito idêntico, tirando os três grandes, por isso as dificuldades surgem em todos os jogos, principalmente frente a quem se apresenta com uma estratégia mais defensiva.»

De resto, torna-se mesmo importante o regresso aos triunfos, para não perder de vista os adversários mais directos. «O que nos importa é estarmos no primeiro terço da classificação, ficando sempre perto do 5.º lugar, que é o nosso objectivo.»


CONVOCADOS:

GUARDA-REDES: Gottardi, Rui Silva

DEFESAS: João Aurélio, Zainadine, Mexer, Miguel Rodrigues, Diogo, Sequeira

MÉDIOS: Rafa, Claudemir, Jota, Renato, Aly Ghazal

AVANÇADOS: Diego Barcelos, Candeias, Lucas, Djaniny, Rondon