Rui Nereu estreou-se de forma inesperada na Liga dos Campeões, em Villarreal, quando Quim se lesionou e teve de sair aos 28 minutos, ainda com o resultado em branco. Fez três ou quatro intervenções de nível elevado e sofreu apenas um golo de penalty. Uma surpresa para muitos, mas não para aqueles que o conhecem e que trabalham com o jovem guarda-redes no dia-a-dia. Manuel Bento, Bastos Lopes e João Santos, os técnicos que o têm acompanhado nas camadas jovens, foram os primeiros a ligar-lhe para lhe dar os parabéns.
Alberto Bastos Lopes, antigo treinador dos juniores do Benfica, não ficou nada surpreendido com a exibição de Rui Nereu porque conhece bem as suas «potencialidades» e sabe que «pode ir ainda mais longe». O antigo jogador do Benfica admite, no entanto, que o jovem guarda-redes tenha entrado nervoso em campo, porque tem bem guardada na memória a sua estreia com a camisola encarnada em circunstâncias muito idênticas.
O antigo central estreou-se a poucos dias de fazer 19 anos, a idade de Nereu, também num jogo internacional com o Benfica de Lajos Barotti. Foi a 17 de Setembro de 1980, na primeira mão da primeira eliminatória da Taça das Taças frente ao Dínamo Zagreb. Humberto Coelho lesionou-se aos 30 minutos e o técnico húngaro chamou o «miúdo» Lopes para entrar em campo. «É natural que o Rui estivesse um pouco nervoso. Eu também estava quando me estriei com a idade dele em Zagreb e tive de entrar para o lugar de Humberto Coelho. Também foi uma situação forçada e não estava à espera», recordou. O Benfica empatou a zero e ganhou a eliminatória na Luz com golos de Néne e César, numa competição em que iria chegar às meias-finais.
«Os jogadores do Benfica têm de estar sempre preparados para ajudar a equipa. Estou sempre a dizer-lhes que, mesmo não sendo chamados, têm que estar preparados para corresponder quando a equipa precisar deles. É para isso que trabalham todas as semanas. Os benfiquistas podem estar descansados porque têm ali um bom guarda-redes», destacou Bastos Lopes que descreve Rui Nereu como «um rapaz simples, alegre, com a irreverência própria de um jovem».
Com Moreira e Quim lesionados, Rui Nereu pode voltar a ser chamado já no próximo sábado para a recepção ao E. Amadora na Luz. «Tem de estar preparado. Pode ter um dia menos bom, mas tem qualidade para isso. Agora dias menos bons acontecem a qualquer um e bons exemplos não faltam por aí. O Ricardo por exemplo, é guarda-redes da selecção nacional e está a passar por um período difícil no Sporting. Mas volto a dizer, os benfiquistas podem estar tranquilos porque a baliza do Benfica vai estar bem defendida com o Rui», referiu o antigo internacional.