Beira Mar e União de Leiria têm duelo marcado ao centro, neste domingo, a partir das 17 horas. A formação aveirense recoloca um palco europeu no mapa da principal Liga do nosso futebol. Os visitantes anunciaram o divórcio com o seu, um Municipal de Leiria habitualmente despido de público. Anúncio prematuro.

Futebolisticamente, pouco haverá para dizer antes do arranque. A questão essencial, até no contexto global da competição, passa pela capacidade de mobilização de dois emblemas com pouco histórico na matéria. O Beira Mar, mais popular outrora, acusou a mudança para as imediações da cidade.

Parte dos adeptos não sai do centro de Aveiro pelo futebol e suspira pelo velhinho Mário Duarte. Neste regresso ao escalão principal, Leonardo Jardim procura recuperar a imagem de um Beira Mar forte, consolidado e atraente no convívio com os grandes.

A União de Leiria teve uma pré-época marcada por inúmeros sobressaltos. Desde logo, a rábula do treinador. Lito Vidigal chegara para suceder a Manuel Fernandes, alcançou resultados satisfatórios mas incompatibilizou-se com João Bartolomeu. O histórico dirigente surpreendeu ao apostar em Pedro Caixinha, antigo colaborador de José Peseiro e homem com elevados resultados académicos.

Para além disso, passaram-se largas semanas de incomodativo ruído entre a entidade que gere o Municipal de Leiria e o clube que segura a bandeira da cidade. Um pouco à imagem, aliás, do que sucede em Aveiro. Em duelo, portanto, estarão dois exemplos de um presente algo envenenado em forma de estádio para o Europeu de 2004.

No plano desportivo, nota para as lesões de Vicente Paes e André Marques, no Beira Mar. Pedro Caixinha chega a Aveiro sem cinco reforços, devido à ausência dos indispensáveis certificados internacionais: o guarda-redes Gottardi, o defesa Raí, o médio Marcos Paulo e os avançados Lessa e NGal. O capitão Bruno Miguel está lesionado e também falha a estreia na Liga 2010/11.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BEIRA MAR: Rui Rego; Danilo, Kanu, Hugo e Yohan Tavares; Renan, Artur, João Luiz e Djamal; Leandro Tatu e Rui Varela.

U. LEIRIA: Djuricic; Hugo Gomes, Zé António, Diego Gaúcho e Paulo Vinícius; Paulo Sérgio, Marco Soares, Silas e Pateiro; Carlão e Zahovaiko.