Quem diria que, à nona jornada, o recém-promovido Beira Mar estaria a apenas três pontos do Sp. Braga, vice-campeão da última época? Os minhotos estão aquém das expectativas na exacta medida em que os aveirenses, pese a imensidão de problemas do clube, estão a protagonizar uma campanha segura e confiante.

O mote dado por Leonardo Jardim para o lançamento do duelo entre as duas equipas, agendado para o próximo domingo, não poderia ser mais desafiador: «Qualquer adversário é para olhar olhos nos olhos.» Dito isto, o jovem técnico, dá corpo à ambição auri-negra: «Queremos vencer fora apesar do valor do Braga, enquanto clube e em termos de plantel. A [pequena] diferença de pontos reflecte apenas que o nosso adversário não está a traduzir a sua qualidade em resultados positivos, mas não vale a pena pôr em dúvida o trabalho e a qualidade que já provou ter.»

Os minhotos voltaram jogar a meio da semana, em Belgrado, para a Liga dos Campeões mas o treinador beira-marense não acredita que isso irá afectar a equipa de Domingos Paciência: «O Braga vai apresentar-se forte porque tem um plantel de qualidade e segundas linhas com um currículo invejável. E essas segundas linhas, que não jogaram na quarta feira, são jogadores fortes. Não vejo fragilidades do Braga por ter jogado para as competições europeias. Espero um Braga forte e que pode até, com essa vitória, estar mais moralizado mas em termos de qualidade mantém a que demonstrou na época passada, que foi excelente.»

Perante um adversário tão elogiado, que argumentos terá a equipa de Aveiro? «Temos de contrariar o poderio ofensivo do Braga e ter capacidade de construir e criar situações de finalização para não jogarmos totalmente retraídos. Temos de ter a ambição de fazer golos e disputar o resultado. A finalização do Beira Mar, em termos de eficácia, mostrou no último jogo melhores índices. Já tinha dito que a finalização e a eficácia têm uma relação que pode estar relacionada com a confiança dos jogadores e o momento que atravessam. Houve uma fase na época em que criávamos situações e não conseguíamos finalizar, mas, ultimamente, temos vindo a melhorar.»

O Beira Mar não irá apresentar-se na máxima força do Estádio AXA, uma vez que Kanu está castigado, enquanto André Marques e Alex Maranhão não poderão jogar devido a lesão. Yohan Tavares e Rui Sampaio são fortes candidatos a voltar ao onze, compensando as ausências dos dois primeiros.