O Belenenses ainda não recuperou da histórica derrota frente ao Sp. Braga (7-1), nos quartos de final da Taça de Portugal, mas prepara já a visita ao FC Porto para a 16ª jornada da Liga.

Lito Vidigal regressa ao Estádio do Dragão, palco do seu primeiro jogo como treinador do clube do Restelo. O Belenenses atravessa um período de menor fulgor e não vence para o campeonato desde 9 de novembro de 2014.

Belenenses quer Deyverson despenalizado para o Dragão

De qualquer forma, os últimos resultados não comprometem o belo registo pontual da equipa no legado de Lito Vidigal.

O treinador assumiu o cargo a 20 de março, quando estava o Belenenses em zona de despromoção, com 17 pontos. A estreia ficou marcada por uma derrota no reduto do FC Porto, pela margem mínima (1-0, golo de Quintero), mas os homens do Restelo arrancaram para uma boa reta final.

O Belenenses de Lito Vidigal garantiu 11 pontos nos últimos 7 jogos da temporada 2013/14 e soma nesta altura 23 pontos em 15 jogos. Média de 1,55 pontos por jogo.

Lopetegui: «Não vai ser um jogo fácil, não»

Comparando este desempenho com as outras equipas da Liga, desde que o técnico iniciou o seu percurso, percebe-se que o emblema da Cruz de Cristo tem a quinta melhor média de pontos, em igualdade com o Sp. Braga.

Lito e o seu Belenenses só perdem para Benfica (56 pontos/média de 2,55 pontos por jogo), FC Porto (49 pontos, 2,23), Sporting (46 pontos, 2,09) e V. Guimarães (36 pontos, 1,64). Números que permitiram a manutenção na Liga e a estadia na primeira metade da atual tabela classificativa.

A formação lisboeta vem de três nulos consecutivos no campeonato e uma amarga goleada em Braga para a Taça de Portugal, procurando recuperar motivação para a visita ao FC Porto.

A hora de Adrián López? Não jogava tão pouco desde 2006/07

Será um dia especial para o treinador nascido em Angola, ele que fez a sua estreia no Dragão, e Lito Vidigal terá certamente na memória o último triunfo do Belenenses nas deslocações ao reduto portista.

O clube do Restelo não vence o FC Porto fora de portas desde a temporada 2001/02. No Estádio das Antas, o Belenenses surpreendeu os dragões de Otávio Machado e conquistou os três pontos (1-2). Filgueira inaugurou a contagem, Zé Afonso marcou o segundo e Pena reduziu a diferença. Lito foi titular nesse encontro.