Embora tenha estado integrado na Seleção durante mais de uma semana, André Almeida regressa agora ao Benfica «fresquinho», como costuma dizer Jorge Jesus, e apontado à titularidade para a receção ao Sp. Braga, do próximo sábado.

André Almeida não foi utilizado por Paulo Bento no «playoff» de apuramento para o Mundial2014, pelo que se apresenta no Seixal sem grande desgaste, presumivelmente em boas condições físicas.

O antigo jogador do Belenenses parece ser, por isso, o principal candidato à titularidade no lado direito da defesa do Benfica, frente aos «arsenalistas». É que Jorge Jesus só deve contar com Maxi Pereira na sexta-feira, véspera do jogo com o Sp. Braga, e o internacional uruguaio deve chegar a Lisboa com uma condição física menos recomendável.

É que o Uruguai-Jordânia da 2ª mão do «playoff» de apuramento para o Mundial2014 só se disputa nesta quarta-feira (termina mesmo já ao início da madrugada de quinta-feira, no horário de Lisboa). Maxi terá menos horas para recuperar do esforço internacional, para além de que o desgaste com viagens foi também superior. Se André Almeida fez apenas 6 mil quilómetros de avião, sensivelmente (Lisboa-Estocolmo e Estocolmo-Lisboa), Maxi vai fazer 26 mil!

O uruguaio começou por viajar de Lisboa para Istambul, onde a sua seleção fez um «mini estágio», e depois da Turquia para Amã. Após a primeira mão viajou da Jordânia para o Uruguai, e após a segunda mão fará o trajeto Montevideu-Lisboa.

André Almeida parece estar, por tudo isto, melhor posicionado para assumir o lado direito da defesa encarnada no próximo sábado. E agora com um novo objetivo: garantir um lugar no Mundial2014. Ele que nos últimos tempos parece ter conquistado o estatuto de principal alternativa a João Pereira, o habitual titular de Paulo Bento.