O susto deu lugar ao sorriso, mas a ressaca de Eindhoven trouxe uma dor de cabeça a Jorge Jesus. Eduardo Salvio fracturou o quinto metatarso do pé direito e não deve jogar mais esta época. Uma «baixa» importante para o Benfica, à beira das grandes decisões.

Com dez golos e cinco assistências de águia ao peito (em todas as competições), a influência de «Toto» está à vista. De tal forma que os responsáveis do clube já assumiram a vontade de continuar a contar com os seus serviços, ainda que a distância para a consumação do negócio sejam alguns milhões de euros.

Mas se as estatísticas individuais já atestam a importância de Salvio no «onze» de Jorge Jesus, os números colectivos apontam no mesmo sentido. Dos nove jogos que disputou sem o extremo argentino, esta época, o Benfica só venceu quatro.

Martins: substituto provável aos olhos de Paneira

A lesão de Salvio abre uma vaga no lado direito do meio-campo do Benfica, lugar que Vítor Paneira bem conhece. O técnico do Gondomar olha para Carlos Martins como o substituto mais provável, ainda que saliente as diferenças no perfil.

«A ausência do Salvio vai ter um peso importante, tendo em conta o grande momento de forma em que se encontrava, e a profundidade que dava à equipa. O Benfica tem outras soluções, mas nenhuma que se aproxime do Salvio. O Carlos Martins pode fazer essa posição, embora não tenha a mesma profundidade», disse o antigo jogador encarnado ao Maisfutebol.

Com Rúben Amorim lesionado, Jara apresenta-se como a outra opção, seja do lado direito ou até na esquerda, «empurrando» Gaitán para o flanco oposto. Um terreno que o camisola 20 do Benfica já pisou em Eindhoven, com César Peixoto a jogar na esquerda. «É uma hipótese, também. O César dá equilíbrio à equipa, tendo em conta a profundidade que o Fábio Coentrão tem, e funciona como tampão», admitiu Paneira, confrontado com esta possibilidade.

Benfica sem Salvio

F.C. Porto-Benfica, 2-0 (Supertaça)

Benfica-Académica, 1-2 (1ª jornada da Liga)

Nacional-Benfica, 2-1 (2ª jornada da Liga)

V. Guimarães-Benfica, 2-1 (4ª jornada da Liga)

Benfica-Hapoel, 2-0 (Liga dos Campeões)

Benfica-Sporting, 2-0 (5ª jornada da Liga)

Portimonense-Benfica, 0-1 (8ª jornada da Liga)

Sp. Braga-Benfica, 2-1 (22ª jornada da Liga)

P. Ferreira-Benfica, 1-5 (24ª jornada da Liga)