Polícia de Segurança Pública deteve hoje duas pessoas por posse de petardos e proibiu quatro adeptos de assistirem ao jogo Benfica-Porto . Pelo menos foi a garantia dada pelo comissário Rui Costa, em declarações à Agência Lusa.

Os dois detidos, refira-se, são adeptos do Benfica e tinham na sua posse engenhos pirotécnicos, vulgarmente designados por petardos.

O comissário garantiu também que quatro adeptos foram proibidos de entrar no estádio por terem uma taxa de álcool no sangue superior a 1,20 gramas por litro, tendo sido o teste do álcool efetuado antes da entrada no campo de futebol.

Durante o jogo, a PSP identificou vários elementos das claques do Benfica e do FC Porto pelo lançamento de petardos, fumos e very lights, sendo que Rui Costa não quis quantificar exatamente quantos. Certo é que alguns deles foram colocados fora do estádio ainda antes do final do jogo.

Durante o trajeto das claques do FC Porto até ao interior do Estádio da Luz, acrescentou, não houve o registo de incidentes de maior.

«Houve o arremesso de algumas garrafas, mas não houve quaisquer danos ou vítimas de agressões que possamos considerar. A deslocação das cerca de 3.500 pessoas desde a cidade do Porto deu-se com a normalidade que era expectável.»