Maxi Pereira viu o quinto cartão amarelo na Liga neste sábado e vai, assim, falhar o próximo encontro do Benfica no campeonato. Os encarnados deslocam-se à Amoreira, para defrontar o Estoril, na ronda 13, que terá lugar dia 6 de janeiro. Antes, têm outros compromissos, mas se Jesus continuar a rodar jogadores como tem feito, Maxi Pereira pode muito bem voltar apenas no Clássico com o FC Porto. Até porque o treinador já disse, a seguir ao jogo com o Beira Mar, que o uruguaio não estava a ter um início de época ao nível do habitual.

O Benfica joga com o Olhanense na quarta-feira, para a Taça da Liga. Depois, ainda em 2012, regressa a Moreira de Cónegos, onde já venceu na Taça de Portugal. Abre 2013 com o D. Aves, na Luz, e depois tem o tal jogo com o Estoril.

Maxi Pereira tem mostrado maior desgaste do que noutras temporadas. Os desempenhos do uruguaio têm-no demonstrado. A declaração de Jorge Jesus após o jogo com o Beira Mar também.

O treinador não contou com o lateral-direito em algumas partidas. Na Liga, Maxi só não jogou com o Rio Ave. Na Champions não jogou em Glasgow e foi suplente em casa com o Celtic. Mais relevante, porém, nos dois jogos que o Benfica fez na Taça de Portugal, Jorge Jesus deixou o uruguaio a descansar.

Ora, o Benfica tem agora três jogos de taça. Dois para a Taça da Liga, um para a Taça de Portugal. Nas duas eliminatórias anteriores desta última prova, Jesus lançou André Almeida na lateral-direita. Maxi Pereira nem sequer foi convocado para defrontar Freamunde e Moreirense, ainda que neste último estivesse a contas com problemas físicos.

Assim, Jorge Jesus pode optar por dar descanso ao uruguaio mais uma vez. Primeiro porque Maxi não pode mesmo jogar com o Estoril, segundo porque o jogo com o FC Porto está aí à porta, terceiro porque André Almeida tem dado conta do recado.

O dono da camisola 34 da Luz tem números interessantes como alternativa a Maxi Pereira. Sempre que foi titular no Benfica a lateral-direito, a equipa quase não sofreu golos. A exceção foi o jogo com o Celtic em casa (2-1). De resto, 0-0 em Glasgow, 4-0 em Freamunde, 1-0 em Vila do Conde, 2-0 em Moreira de Cónegos.

André Almeida foi ainda titular com o Spartak Moscovo, mas a médio-centro. Acabou o jogo a lateral, porque Jesus decidiu retirar Maxi Pereira de campo. Na equipa principal, somou mais tempo nos minutos finais de partidas, ou seja, foi utilizado mais cinco vezes saído do banco. Uma alternativa que ganha espaço no plantel, uma alternativa que pode deixar Maxi descansar e Jesus descansado.