Cavem, ex-jogador do Benfica, morreu hoje, aos 72 anos, e o seu funeral decorrerá quarta-feira em Alcobaça, segundo informações do clube da Luz. No recinto dos encarnados, a bandeira foi colocada a meia haste e permanecera assim durante dois dias.
A missa de corpo presente está marcada para as 15:30 de quarta- feira, na Igreja de Alcobaça, seguindo o funeral para o cemitério local. A representar o Benfica estará a vice-presidente da mesa da Assembleia Geral, Paula Pinho.
Domiciano Barrocal Gomes Cavém vestiu a camisola do Benfica na época de 1955/56, na festa de aniversário dos «encarnados» frente ao Valência e permaneceu no clube até 1968/69. No total disputou 542 jogos e marcou 125 golos e cinco «hat- tricks». Ao serviço do Benfica, o ex-internacional comemorou dois campeonatos europeus (60/61 e 61/62), nove campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal. Jogou 18 vezes com a camisola de Portugal, tendo apontado cinco golos pela selecção.
Cavém foi descrito como um jogador imprevisível a driblar, a cabecear e polivalente, já que se adaptava a quase todas as posições. A provar a versatilidade de Cavém estão as nove posições que ocupou no relvado, ficando de fora apenas os lugares de guarda-redes e avançado centro, mas os seus postos mais eficazes foram extremo esquerdo (238 jogos) e defesa direito (197 jogos).