A mudança de Elbio Álvarez para o Benfica está a dar polémica no Uruguai. O assunto terá estado, de resto, nas origem de uma troca de agressões entre o diretor desportivo do Peñarol e um adepto. A informação que circulava naquele país sul-americano era de que o jogador se recusava a viajar para Lisboa, mas este nega.

«É mentira que não queira viajar. Apenas quero clarrificar as coisas antes de o fazer», disse o jogador ao «Ovación», acrescentando que espera o aval do advogado para viajar.

Elbio Álvarez era esperado em Lisboa por estes dias, para começar a trabalhar no Benfica. O compatriota Juan Manuel San Martín, também contratado ao Peñarol, já trabalha no Seixal há alguns dias. Na segunda-feira o diretor desportivo do clube uruguaio, Carlos Sánchez, desentendou-se com o adepto, que alegadamente terá pedido explicações para o afastamento de Elbio. O jogador não estaria autorizado a treinar, por estar já vendido ao Benfica.

Quando negociou a renovação de Maxi Pereira com o empresário Paco Casal, o Benfica garantiu vários elementos que fizeram parte da seleção uruguaia de sub-17 que marcou presença na final do Mundial de 2011.

Para além de Elbio Álvarez (médio ofensivo de 18 anos) e Juan San Martín (avançado de 19), o Benfica contratou um outro elemento ao Peñarol: Jim Morrison Varela. O médio de 18 anos está a participar no Campeonato sul-americano de sub-20, tal como Gianni Rodríguez, defesa esquerdo de 18 anos do Danubio, que também estará comprometido com o Benfica. Ambos terão indicações para se apresentar em Lisboa após a prova, embora não seja certo que fiquem logo.

A disputar o torneio organizado pela Argentina está também Gaston Silva, outro jogador que Paco Casal negociou com o Benfica, só que o central do Defensor Sporting, de 18 anos, rescindiu entretanto com o empresário. Um caso que também deu polémica, com a mãe do jogador a alegar que foi agredida por não concordar com a transferência para o Benfica.

As «águias» até já teriam, ao que parece, desembolsado 800 mil euros. Segundo explica o jornal «O Jogo», nesta terça-feira, foi por isso que nos últimos dias apareceu o nome de Diego Laxalt associado ao Benfica. O Defensor Sporting teria sugerido ao emblema português o médio ofensivo de 19 anos, que seria avaliado em 2,5 milhões de euros (valor ao qual seriam descontados os tais 800 mil euros). «Procedeu-se à anulação da transferência de Gaston Silva e fizemos um acordo para restituir o dinheiro avançado, o que poderá ser feito com cedência de algum jogador nosso», explicou Richard Marchelli, gerente do futebol do Defensor Sporting, ao jornal «O Jogo».