Ronald Koeman já está no terreno à procura de reforços para a próxima época. O novo treinador do Benfica definiu como um dos objectivos reforçar o meio-campo e o Maisfutebol apurou, junto de fontes holandesas, que um dos nomes referenciado é o sul-africano Steven Pienaar, que actua no Ajax de Amesterdão.
Com apenas mais um ano de contrato com o emblema holandês, o jovem médio de 23 anos é um dos mais importante valores revelados pela escola do Ajax, depois de ter sido contratado em 2001, curiosamente ao Ajax, mas da cidade do Cabo (em 2001 foi considerado o talento do ano na África do Sul) . Cedo se evidenciou e em Fevereiro de 2002 estreou-se na equipa principal, o que o catapultou para a selecção seu país, onde facilmente se integrou, jogando ao lado do portista Benni McCarthy.
Pienaar encaixa que nem uma luva no novo esquema que Koeman pretende implementar no Benfica. O número oito do Ajax viveu os seus melhores momentos no clube precisamente com o agora técnico do Benfica, fosse em 4x3x3 ou 4x4x2, tendo ficado em segundo lugar no troféu de melhor talento do campeonato holandês em 2003 - suplantado apenas por Arjen Robben (Chelsea). No primeiro esquema actua preferencialmente no lado direito do meio-campo, mas também pode jogar por detrás do ponta de lança e, já com Danny Blind a treinador, passou a actuar no lado direito do ataque, onde também esteve em bom plano.
Mais consistente do que Geovanni, não tem problemas em interpretar o 4x4x2, o que agrada ao novo técnico encarnado, que sente a necessidade de encontrar jogadores da sua confiança para poder transmitir as suas ideias ao restante plantel de forma mais eficaz. Neste sentido, o nome de Trabelsi, avançado pela imprensa nos últimos dias, ganha consistência, pois no Ajax de Koeman o lateral-direito tunisino combinou sempre com muita eficácia com Pienaar. Seria uma boa solução caso Miguel saísse e trata-se de um jogador que também só tem mais um ano de contrato.
O médio sul-africano não tem conseguido chegar a acordo para a renovação do seu contrato, em três tentativas para o efeito, pelo que esta poderá ser a última hipótese de o Ajax realizar algum encaixe, que nunca será muito significativo. Veja-se o caso da estrela Rafael van der Vaart, que foi vendido ao Hamburgo por apenas cinco milhões de euros.