A 13 de janeiro de 2013 foi assim:



O próximo domingo será dia 12 de janeiro de 2014 e também será dia de Benfica-FC Porto. Em 2013, a jornada foi a 14ª da Liga. O próximo clássico na Luz será a contar para a 15ª ronda da Liga 2013/14. A repetição da forma como as coisas estão a acontecer é curiosa. Mas nem tudo se mantém como há um ano. O que mudou numa e noutra equipa, então?

No onze do Benfica que vai começar o jogo, cerca de metade dos jogadores deve ser diferente em relação ao da última época. As novidades na equipa que Jorge Jesus apresentará no clássico poderão chegar às cinco. Melgarejo é uma das certezas entre os ausentes (desde o início da época), pois o paraguaio está no Kuban Krasnodar.

Salvio está lesionado também desde o final de agosto e o argentino continua em recuperação da operação ao joelho direito. E é também uma lesão o motivo por que Cardozo deverá falhar o clássico – mesmo que as certezas dessa ausência nunca tenham sido assumidas em pleno.

Se Jesus optar por manter Oblak como titular na baliza do Benfica, a quarta mudança no onze em relação ao 2-2 de 2013 terá também tido origem numa lesão, pois foi o que deu oportunidade ao guarda-redes esloveno de ocupar o habitual lugar de Artur.

O guarda-redes brasileiro já está, entretanto, apto e, havendo alteração relativamente ao jogo da última época, será sempre por opção técnica. Esta será também a razão por que Luisão entrará no «clube dos 25», já que o capitão do Benfica não tem neste ano qualquer impedimento físico que obste à sua indiscutível titularidade – ao contrário do que aconteceu há um ano permitindo a Jardel jogar de início.

Mudança incontornável no banco portista

Do último onze que o FC Porto apresentou na Luz, João Moutinho é o único jogador que já não está no plantel dos dragões. E entre os titulares de janeiro do ano passado, Otamendi é também o único que começará o jogo no banco no domingo. Mas esta conclusão deve-se apenas à presunção de que Paulo Fonseca mantém a constância nas opções (técnicas) que tem vindo a tomar – e não se tem em conta as dúvidas reveladas sobre a condição física de Alex Sandro.

Referir Paulo Fonseca mostra-nos uma das principais diferenças entre o clássico da época passada e este: a saída do treinador Vítor Pereira. E, permanecendo no banco dos dragões, as diferenças continuam. Izmailov fez na Luz em 2013 o seu primeiro jogo pelo FC Porto depois de ter deixado o Sporting. O russo entrou a 15 minutos do fim, naquele que foi o primeiro de 13 jogos nesse campeonato. Nesta temporada, jogou apenas 27 minutos para Liga dos Campeões em setembro e tem passado a época ausente do plantel.

Abdoulaye e Castro foram os outros dois suplentes utilizados pelo FC Porto e ambos estão agora emprestados: ao V. Guimarães no caso do defesa senegalês; e ao Kasimpasa no caso do médio português. Quarta e quinta alterações no banco portista dar-se-ão devido também às ausências de Sebá (foi para o Estoril) e Tozé (este ano sempre na equipa B dos dragões).

Entre os suplentes do Benfica no 2-2 da última temporada, as mudanças ainda são mais: são seis. Pablo Aimar deixou o Benfica e Carlos Martins está de saída da Luz. Os quatro suplentes não utilizados em 2012/13 nem sequer repetirão o banco no próximo domingo: Kardec está emprestado ao Palmeiras e o guarda-redes Paulo Lopes será a vítima das opções por Artur e Oblak. Roderick trocou o Benfica pelo o Rio Ave e Bruno César foi para o Al Ahli de Jeddah.

Mais jogos, mas menos pontos

As semelhanças entre calendários são também muito grandes no que respeita à classificação. Benfica e FC Porto dividem agora o primeiro lugar da Liga antes do encontro da Luz que fecha a primeira volta deste campeonato. Na última época, os dois clubes enfrentaram-se a duas rondas da viragem do campeonato quando os encarnados tinham mais três pontos, mas com os portistas com menos um jogo disputado – e após a realização do qual também igualaram as águias na tabela.

As diferenças podem voltar a encontrar-se no menor número de pontos obtidos com mais uma jornada nesta temporada (33 para águias e para azuis e brancos à 15ª ronda – contra os 35 pontos em 14 jogos realizados em 2012/13). E encontram-se também no facto de, nesta época, o topo da classificação ser ainda dividido com o Sporting.

Na temporada anterior, por outro lado, o FC Porto já tinha sido eliminado da Taça de Portugal nesta altura. E voltam a ser os dragões a fazer diferente nas competições europeias: em 2012/13 continuavam na Liga dos Campeões A última alteração para o clássico de domingo era já esperada. E apanha os dois adversários pela mesma medida. Só não se sabia a sua forma. Ficou a ser conhecida nesta quinta-feira. Artur Soares Dias será o árbitro do Benfica-FC Porto deste campeonato – sucedendo no clássico da Luz a João Ferreira dos Santos.