O dérbi adiado para esta terça-feira já tem um resultado conhecido: vai ditar a liderança da I Liga 2013/14 no final da 18ª jornada. A Luz serve de palco ao terceiro confronto da época entre Benfica e Sporting, segundo do campeonato e segundo com os encarnados como anfitriões.

Dez curiosidades em torno do dérbi

Em caso de vitória, os encarnados fogem na tabela e ficarão com uma diferença de cinco pontos para o rival lisboeta. Em caso de empate, são também as águias que continuarão sozinhas no topo. Uma vitória leonina catapulta o Sporting para o primeiro lugar isolado. O FC Porto joga com o Paços de Ferreira, mas saberá que, qualquer que seja o resultado do dérbi, nunca chegará ao primeiro lugar nesta ronda.

Na Luz, há uma guerra pelo trono.

O momento:

Benfica Um dérbi é sempre especial, por isso há dois momentos. O atual e o histórico. Até empatar com o Gil Vicente, o Benfica vinha de uma série de nove jogos sempre a vencer, no total das provas. No meio desse período, chegou à liderança isolada da Liga. Para além disso, não perde desde a visita ao Pireu, frente ao Olympiakos. Assim, a equipa de Jorge Jesus está numa sequência de 16 jogos invictos. Curiosamente, o primeiro encontro desta série foi o dérbi da Taça de Portugal, com o Sporting. Nessas 16 partidas, registou dois empates. Ora, quanto ao momento histórico, os encarnados estão numa série de sete triunfos em casa seguidos sobre o Sporting. Em 13 dérbis, Jorge Jesus venceu 10.


Sporting Os leões já não vencem na casa do rival desde janeiro de 2006. São nove jogos consecutivos, com dois empates e, como se disse, estão na pior série de sempre em casa do rival, com sete derrotas seguidas. Ainda assim, o Sporting está mais próximo do rival nesta temporada. O resultado/desempenho de Alvalade e a exibição da Luz na presente temporada alimentam expectativa. O leão não perde há 11 jogos oficiais, mas também é verdade que registou três nulos no campeonato, o último deles a desperdiçar a liderança isolada.

Ausências:

Benfica Salvio e André Almeida lesionados

Sporting Jefferson lesionado, William Carvalho castigado

Discurso direto:

Jorge Jesus «É um dérbi, ou mesmo que fosse um clássico, e a pressão está sempre dividida. As equipas têm a responsabilidade, pelo seu historial, de jogar sempre para o título. Por mais que se queira fugir desta realidade, não é factual com as exigências, neste caso do Sporting. Ambos têm a pressão de ganhar

Leonardo Jardim «Quando temos a possibilidade de chegar à liderança existe sempre maior motivação. Mas ao longo destes seis meses, tenho visto que os meus atletas têm uma grande capacidade para se auto-motivarem. Têm tido uma atitude semelhante em todos os jogos, não existem grandes oscilações. Vocês vêm os jogos e os jogadores têm sempre uma atitude positiva, tentam respeitar o emblemas que representam. Não vamos mudar as regras esta semana, mas claro que existe um ambiente diferente para este dérbi.

Histórico de confrontos:

Há 159 jogos entre as duas equipas na Liga, com 74 vitórias do Benfica e 46 do Sporting. Registo de 39 empates. A maior vitória encarnada em casa é de 7-2, em 1945/46; o maior triunfo visitante do leão é de 4-1, registado em 1939 e 1948. O último 0-0 na Luz aconteceu em 2007, por isso, é expectável que o dérbi tenha golos, até porque apenas 15 dos 292 confrontos entre as duas equipas terminaram em nulo.

Equipas prováveis:

BENFICA



SPORTING