Benfica e Zenit, mais lá para a frente o Mónaco. O Grupo C da Liga dos Campeões fala português como nenhum outro. O primeiro round joga-se na Luz, esta noite. Para seguir EM DIRETO no Maisfutebol, a partir das 19h45.

Tanto para recordar. O encontro marca os regressos de Witsel, Javi Garcia e Garay, todos ex-jogadores do Benfica: o belga mudou-se para São Petersburgo em 2012, precisamente no final da época em que ajudou o Benfica a eliminar o Zenit nos oitavos da Champions, o médio espanhol saiu nesse ano para o Manchester City e mudou-se agora para a Rússia, o defesa argentino transferiu-se neste verão. Também volta à Luz o ex-portista Hulk, e há ainda os portugueses Danny e Luís Neto.

É também o regresso de André Villas-Boas, o treinador que deixou Portugal em 2011, depois de vencer com o FC Porto Supertaça, Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, num percurso que se cruzou por cinco vezes com o Benfica de Jorge Jesus. Levou a melhor em quatro desses cinco jogos: primeiro na Supertaça, depois na goleada por 5-0 em novembro para a Liga, a seguir na vitória por 2-1 na Luz que garantiu o título aos dragões, por fim na vitória por 3-1 na Luz que deu a volta à derrota de fevereiro, no Dragão, na primeira mão da meia-final da Taça. O registo de Villas-Boas frente ao Benfica e Jesus completa-se com as duas derrotas na Académica, na época anterior. 

Os dois treinadores têm um bom relacionamento, que teve até um momento caricato, quando o próprio Jesus foi o primeiro a dizer publicamente que Villas-Boas iria treinar o Zenit, em março deste ano.  E que prosseguiu, com elogios de Villas-Boas a Jesus, na conferência de imprensa antes do jogo

O momento 

Benfica: Uma goleada ao V. Setúbal a abrir a jornada 4, combinada com os resultados que se seguiram, colocou o Benfica na frente da Liga, em igualdade com Rio Ave, Guimarães e FC Porto. Tempos tranquilos na Luz, em contraste com as dúvidas em torno da equipa na pré-temporada, no meio de muitas saídas. O protagonista no Bonfim foi Talisca, autor de um hat-trick, não por acaso o jogador que Jesus levou à conferência de imprensa antes do jogo.

Os encarnados vão tentar uma vitória que lhes permita manter uma série em curso notável: não perdem na Luz há 51 jogos – a última vez foi precisamente para a Liga dos Campeões, frente ao Barcelona, em outubro de 2012.

Zenit: Uma vitória por 3-2 sobre o Dínamo Moscovo no fim de semana permitiu ao Zenit manter um registo imaculado no campeonato russo: sete vitórias em sete jogos, 21 pontos. Depois do vicecampeonato na época passada, a equipa está bem lançada na corrida ao título, e a atravessar um bom momento: venceu os últimos 10 jogos, entre campeonato e pré-eliminatórias da Champions. 

Leia também: a análise ao Zenit, com a marca de Villas-Boas

Ausências:

Benfica: Júlio César recupera de lesão e não é opção. Ruben Amorim, Fejsa e Sulejmani, lesionados, bem como Jonas, contratado fora de prazo, não foram inscritos na Liga dos Campeões-

Zenit: Faizulin castigado. Hulk regressou de um problema muscular e viajou para Lisboa, mas é dúvida.

Discurso direto 

Jorge Jesus: «Eles sabem o que é preciso fazer para travar o Benfica. Witsel e Javi Garcia conhecem as minhas ideias. O Zenit tem três jogadores que conhecem as ideias do Benfica, isso vai ser uma vantagem para eles. A confiança é sempre total. Mas também compreendo o valor dos adversários.»

André Villas-Boas: «É um privilégio voltar a jogar em Portugal para defrontar uma das grandes equipas do nosso campeonato. Importante é Zenit começar bem. As nossas ambições são ganhar. O grupo é difícil, ganhar pontos fora pode ser muito importante. O facto de regressarmos a casa ou ao clube anterior só pode ser motivação extra, não motivo de distração.

Histórico de confrontos

As duas equipas defrontaram-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões, em março de 2012, e passou o Benfica, depois de perder 2-3 em São Petersburgo e vencer por 2-0 na Luz. A equipa russa era então orientada por Luciano Spalletti e tinha o português Bruno Alves, além de Danny. Hulk e Witsel seguiriam para São Petersburgo no final daquele verão de 2012. O Benfica foi eliminado nos quartos de final pelo Chelsea. O histórico do Benfica frente a adversários russos é de facto animador para os encarnados, não registando qualquer derrota em seis confrontos: quatro vitórias e dois empates.

Equipas prováveis

Benfica




Zenit