O defesa do Benfica, Jan Vertonghen, recebeu esta terça-feira o diploma por ter concluído com sucesso o curso de treinador disponibilizado pela Federação belga (RBFA).

Além do jogador encarnado, outros 17 internacionais belgas foram distinguidos na cerimónia. Os novos técnicos passaram várias etapas ao longo dos últimos anos, em que receberam formação durante as concentrações da seleção, naquela que é uma iniciativa da Federação para ajudar os futebolistas a iniciar uma carreira como treinador no país quando pendurarem as chuteiras.

«A ideia é que essa transição já permita que os participantes do curso pensem no que querem fazer depois da carreira. E eles dão os primeiros passos como treinador na Bélgica, para que não precisem de ir logo para o estrangeiro», afirmou Kris Van Der Haegen, responsável pela formação de treinadores, aos órgãos de comunicação da RBFA.

Thomas Vermaelen é o primeiro caso de sucesso deste projeto. Depois de terminar a carreira de jogador em 2021, tornou-se treinador-adjunto da seleção, mas só nesta terça-feira recebeu o diploma.

Além de Vertonghen e Vermaelen, também Kevin De Bruyne, Christian Kabasele, Simon Mignolet, Leandro Trossard, Dennis Praet, Axel Witsel (ex-Benfica), Matz Sels, Youri Tielemans, Seca Mertens, Dedryck Boyata, Timmy Simons, Nicolas Lombaerts, Steven Defour (ex-FC Porto), Sébastien Pocognoli, Dedryck Boyata e Laurent Ciman subiram a palco.

Veja como foi a cerimónia: