Na conferência de imprensa de antevisão ao Benfica-Leipzig, Bruno Lage comentou a possibilidade de Jota poder ser lançado de início no jogo com a equipa alemã.

O treinador dos encarnados foi confrontado com as dificuldades de Raúl de Tomás em adaptar-se ao papel de segundo avançado, que adotou de forma mais vincada em jogos contra equipas que alinharam com uma linha defensiva de cinco - Sporting e Belenenses - e abriu a porta à entrada direta do jovem no onze.

«Não lhe vou responder. Mas é uma possibilidade, porque vai ao encontro do que é a nossa forma de jogar contra uma linha de cinco», limitou-se a dizer, elogiando a questão do jornalista.

Lage foi menos contundente acerca da opção que vai tomar para a chamada posição 'seis', ocupada por Ljubomir Fejsa diante do Gil Vicente. «Fejsa ou Samaris? Os dois jogadores estão convocados. Saímos há um dia e meio de um jogo. Ainda estamos a analisar muita coisa e a perceber como é que os jogadores saem de um jogo para entrar no outro.»

E acrescentou, abordando o estilo de jogo do oponente desta terça-feira: «Onde é que pode mudar? Em função do sistema tático do adversário. O Leipzig gosta de ter bola, de aproveitar a largura. Quem gosta de analisar jogos e equipas, que veja este último jogo que fizeram com o Bayern. Um sistema na primeira parte, outro na segunda, mas uma forma de jogar muito semelhante. (…) É um adversário muito competente e vamos perceber quem está a 100 por cento para tomar as melhores decisões. São jogadores diferentes e não é só escolher entre um e outro, mas escolher um que combine com o parceiro do lado ou com o parceiro de cada lado.»

De resto, o treinador do Benfica justificou ainda as muitas ausências do treino da manhã desta segunda-feira, referindo tratar-se apenas de gestão dos jogadores mais utilizados.

«Não há nada de especial. São apenas formas distintas de recuperar. Avaliamos cada um deles, tendo em conta o desgaste, a idade e outros fatores, e percebemos que o intervalo entre o jogo com o Gil Vicente e o de amanhã é curto e nem todos recuperam da mesma forma. Mas a equipa está motivada pela vitória no jogo de domingo e em fazer um bom jogo amanhã [terça-feira]», garantiu.

[artigo atualizado]