O Benfica e o Ajax defrontam-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa eliminatória que começa nesta quarta-feira, com o jogo na Luz.

Na antevisão ao confronto, Rodrigo Magalhães, coordenador técnico da academia do Benfica, comparou os projetos de dois clubes reconhecidos pela qualidade da formação.

«Quando pensamos no Ajax, eles são a referência em termos de academia e futebol jovem desde que se ouve falar disso. Temos de ter a humildade de reconhecer que o Ajax é a nossa principal referência, no mundo», declarou, em entrevista à Livescore, sublinhando, contudo, a qualidade dos jogadores ‘made in’ Seixal dos últimos anos.

«Mas o Ajax não é melhor do que nós, também temos de o dizer. Se compararmos os jogadores [lançados] nos últimos dez anos, acho que o Benfica está em vantagem.»

O mesmo responsável assumiu ainda o desejo de ver o Benfica vencer a Liga dos Campeões, com uma equipa que tenha a formação na base.

«Não sei quando vai acontecer, mas tenho fé que acontecerá. Se tivermos capacidade para segurar os nossos melhores jogadores até aos 22 ou 23 anos, imaginem», introduziu, antes de dar uma sugestão.

«Por exemplo, Ederson na baliza, uma defesa com Nelson Semedo, Ruben Dias, Lindelof e João Cancelo; No meio-campo, temos Renato Sanches, Bernardo Silva, Paulo Bernardo – um talento emergente neste momento; depois Gonçalo Guedes e Hélder Costa nas alas e o João Félix como avançado. Acho que essa equipa teria hipóteses de ganhar a Liga dos Campeões. Não sei o que vai acontecer, mas tenho esse sonho», acrescentou.

Outro dos temas abordados foi o nome de Bernardo Silva, que tem estado em destaque no Manchester City, e que Magalhães recorda quando conheceu o agora internacional português, ainda criança.

«A tomada de decisão dele sempre foi fantástica e a relação com a bola era inacreditável. Era como se a bola fosse uma extensão do pé esquerdo dele», lembra.

«Vemos a capacidade que tem para jogar em várias posições, que é uma das características que Pep Guardiola fala muito. E diz o mesmo sobre o Cancelo», continuou, antes de colocar Bernardo Silva entre os melhores jogadores da atualidade.

«Acho justo se dissermos que esta época ele está no top-5 dos melhores jogadores do mundo. E acredito que possa manter esse nível por mais cinco ou seis anos. Espero que ele possa voltar ao Benfica a jogar assim», rematou.