Em um mês e uma semana o FC Porto passou de líder a terceiro classificado, na iminência de ficar afastado da luta pelo título, e perdeu nada menos do que onze pontos na Liga.

Ainda assim, a dois dias do clássico na Luz, o péssimo arranque de 2016 dos dragões não compromete o estado anímico da equipa, afirmou José Peseiro na conferência de imprensa desta tarde no centro de estágios do Olival.

«É um jogo que queremos vencer, contra um rival direto, uma equipa que está em primeiro lugar a par do Sporting. Sabemos da importância de vencer este jogo. Queremos ficar a três pontos do Benfica, recordando que no último jogo fizemos um golo ao 62 minutos que nos permitiria estar a esses mesmos três pontos e depender só de nós para sermos campeões. Queremos vencer este jogo, para reduzir a diferença de seis para três pontos», começou por dizer.

O treinador explicou como o grupo reagiu após a derrota frente ao Arouca: «Não vale a pena estar a enaltecer o que o Benfica tem feito. Vocês (comunicação social) têm-no feito com mérito. Depois da derrota (com o Arouca) estivemos mais tristes no primeiro dia de treinos, mas desde aí estamos focados para um jogo que é importante. Sentimo-nos com determinação e entusiasmo. Temos qualidade de jogo e a equipa acredita no potencial que tem», afirmou Peseiro, garantindo que vai manter as ideias e os princípios de jogo do FC Porto na visita à Luz.

«Temos uma estratégia, que vocês irão confirmar quando se iniciar o jogo. O que posso dizer é que o FC Porto tem de manter a sua identidade. Não faz sentido mudar o que é a nossa ideia inicial, até porque quando mudamos muito e vamos atrás do nosso adversário acabamos por perder essa identidade», concluiu.