Rui Vitória, treinador do Benfica, após a vitória (1-2) frente ao 1.º Dezembro em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal:

«Todos nós sabemos que estes jogos têm este perfil. Avisámos e os jogadores sabiam, mas quando começámos o jogo confirmou-se essa ideia. Sabíamos que íamos fazer o golo, mas a equipa não conseguiu por causa de uns erros. Ao intervalo melhorámos e com isso acreditámos que seria mais fácil. O 1.º Dezembro bateu-se muito bem, merece uma palavra de reconhecimento pelo que fez sobretudo defensivamente. Dificultou-nos e nós fizemos alguns erros. Parecia que o jogo se ia tornar mais fácil, mas tornou-se difícil. Ainda assim, é uma vitória justa, mas não tivemos a capacidade que temos tido.»

«Rotatividade prejudicou? Uma das questões poderá ser essa e falar-se que os jogadores não agarraram a oportunidade. Mas temos um jogo importante na quarta-feira em Kiev, que queremos ganhar, e estes jogadores também estão a trabalhar bem e mereciam ter espaço. Nada de diferente. Temos um conjunto de jogadores que me causam dificuldades, pela qualidade muito igual e que estão prontos para jogar. Não é por aí. Isto é recorrente e acontece na Taça de Portugal todos os anos, os jogos tornam-se difíceis. As equipas adversárias motivam-se, ganham oxigénio e nós hoje também lho demos.»

«Viemos preparados para este jogo, sabíamos que o adversário nos ia dificultar a tarefa defensivamente. Não se trata de quem está fora resolver, mas sabíamos que quem entrou podia mexer com o que o jogo estava a dar. Quem lá estava tinha e tem condições. Mas tivemos de jogar com as substituições e com isso criámos novas dinâmicas, mas não mais do que isso.»

«Seis minutos? Houveram muitas faltas que acabaram por quebrar muito o nosso processo. Se calhar todos os árbitros deviam dar este tempo. Pelas paragens acho que se ajusta. E fica daí o nosso acreditar até ao final e conseguimos.»