Será que o êxito do Boavista só foi possível devido aos fracassos dos crónicos candidatos ao título? Martelinho não quis ser tão peremptório, mas, numa rápida avaliação sobre os três grandes, reconheceu um conjunto de erros que podem ter sido fatais. 
 

-- Como viu a época do F.C. Porto?

-- O Porto começou bem, mas aquela série de seis jogos sem ganhar fora pode ter sido fatal. Mas o Porto foi um digno vencido e foi, certamente a equipa que mais nos fez tremer. Chegou longe na Taça UEFA, está na final da Taça de Portugal e discutiu o título até à 33.ª jornada. 

-- E o Sporting, como explica tantos falhanços?

-- Sinceramente, no início de época pensei que o Sporting iria ser campeão. Tem, de facto, um plantel muito bom, a nível de jogadores e não apenas nos nomes. Têm mesmo qualidade. Mas sabe que no futebol nem sempre quem tem os melhores jogadores ganha. O que ganha é o colectivo. A pecha do Sporting foi mesmo o colectivo. 

-- Quanto ao Benfica?

-- O caso do Benfica, para mim, é simples: é a instabilidade. Todos os anos saem dez, quinze jogadores. Enquanto continuar com essa política de contratações, não poderá voltar às vitórias. 

-- A instabilidade explica, então, o fracasso do Benfica?

-- Se reparar, o Boavista tem praticamente os mesmos jogadores há dois ou três anos, muitos deles feitos na casa. Quatro ou cinco jogadores feitos no Bessa são titulares.  
 
 

Outros textos desta entrevista: