Valeri Bojinov passou a ser um herói nacional na Bulgária. Não por ter feito qualquer golo decisivo, mas por algo bem mais relevante: salvou a vida a um homem.

Tudo ocorreu na noite de quinta-feira, numa das galerias comerciais mais famosas de Sofia. O ex-avançado do Sporting passeava com a esposa e a filha no Vitosha Park Complex quando foi surpreendido pelos berros de algumas pessoas.

No chão, um homem estremecia em convulsões. Krum Savov, editor do site Livesport, foi testemunha ocular e contou o resto aos jornais búlgaros.

«A vítima estava no chão e já não respirava. Os olhos reviravam e de repente vi o Valeri a correr e a virá-lo de lado. O senhor, coitado, estava a sufocar e o Valeri tentou puxar-lhe a língua. Foi mordido mais do que uma vez», contou o jornalista.

«Eu estava ao lado e vi o Bojinov quase com o dedo partido. Chegou outra mulher, de uma loja, e ajudou-o a puxar a cabeça da vítima para trás. Só aí eles conseguiram puxar a língua do homem e estabilizá-lo. A pouco e pouco começou a recuperar a consciência».

A ambulância chegou só meia-hora depois. A notícia espalhou-se e Bojinov foi questionado pelos jornalistas sobre o ocorrido. A resposta do atacante, de 27 anos e sem clube, foi desconcertante.

«Bem, pelos vistos até eu faço coisas boas de vez em quando».