A praça lisboeta segue a desvalorizar uns ligeiros 0,02 por cento para 10,153.40 pontos. Em igual situação seguem as restantes congéneres europeias que inverteram a tendência positiva depois de ser divulgada a taxa de inflação da Zona Euro.

Paralelamente, o sector da alimentação também está a contribuir para as quedas quando o UBS reviu em baixa as suas recomendações para alguns dos títulos deste sector. É também de referir que o preço do petróleo está outra vez a subir, embora a Arábia Saudita tenha dito que vai aumentar a produção da matéria-prima.

Assim, depois de Lisboa estar a registar uma ligeira queda de 0,02%, o IBEX segue a perder 0,44%, o CAC cai 0,09% e o FTSE 100 desvaloriza 0,19%. O único título que neste momento valoriza é o DAX: 0,14%.

Altri lidera ganhos

Na tabela nacional, em forte alta continua a Altri a disparar 8,88% para 3,12 euros por acção. Recorde-se que, esta segunda-feira, a empresa transacciona «ex-rights» depois de se ter separado da F.Ramada.

No sector da banca, os títulos já estiveram com uma melhor performance uma vez que o único banco que está a valorizar é o de Santos Ferreira. O BCP ganha 0,30% para 1,64 euros por cada acção. Em situação contrária segue o BES e o BPI a deslizarem 0,59% e 0,32%, respectivamente.

Nas telecomunicações, a Portugal Telecom está com vontade de recuperar. Depois de estar quase a negociar no fim da tabela, o peso pesado das telecoms segue na linha de água e cada uma das suas acções valem 7,60 euros. A operadora portuguesa e a espanhola Telefónica aumentaram a sua participação na brasileira Vivo.

A Sonaecom está a acompanhar a operadora portuguesa com as acções a valerem 2,18 euros. Em situação oposta está a Zon Multimédia a recuar 0,90% para 6,55 euros.

Na energia, a luz só está menos brilhante do lado da REN. A empresa cede 1,26% para 3,12 euros. Nos ganhos está a Galp e a EDP: 0,68% para 16,12 euros e 0,13% para 3,70, respectivamente.

A Cimpor já está a perder menos. A cimenteira foi alvo de uma recomendação por parte do UBS e segue a descer 0,82% para 5,39 euros por cada acção. A sua par do sector, a Semapa também está pintada de vermelho ao deslizar 0,69% para 8,52 euros.

EDP Renováveis tem novo parque eólico

Fora do PSI20 destaque para duas empresas. A EDP Renovéveis que está a ter uma estreia atípica em bolsa está a perder 0,12% para 7,74 euros. Negativismo à parte, a empresa inaugurou este fim-de-semana um parque eólico em França com 35 MW.

O outro destaque vai para o Futebol Clube do Porto. As acções da Sad Portista estão em forte queda: 2,94% para 1,65 euros. Recorde-se que o clube recorreu da sentença imposta pela UEFA e esta foi obrigada a voltar atrás na sua decisão.

Do outro lado do Atlântico, os futuros apontam para uma abertura «fraca» dos mercados no dia em que a Lehman Brothers divulga resultados referentes ao segundo trimestre fiscal.