José Mourinho treinou Giovanni no Barcelona e dizia que o brasileiro era melhor do que Figo, Ronaldo e Rivaldo... nos treinos. Dez temporadas depois, com 37 anos, o avançado regressa a um dos clubes mais importantes da sua carreira: o Santos.
A confirmação foi dada este sábado por Pedro Conceição, director do futebol do Peixe. «Ainda não há contrato assinado, mas a nossa palavra e a dele valem muito mais», explicou o dirigente.
Giovanni sempre foi conhecida pelo seu enorme talento, mas também pela falta de paixão no seu futebol. Fazia coisas incríveis com a bola e passava depois 30 minutos completamente alheado. Mourinho chegou a afirmar que lhe corria água nas veias.
Chegou em 1996 ao Barcelona, proveniente do Santos, e ficou três épocas em Camp Nou. Passou depois seis temporadas no Olympiacos e regressou pela primeira vez ao Estádio Vila Belmiro, casa do Santos, em 2005.
Ainda experimentou os petrodólares no Al-Hilal (Arábia Saudita), voltou à Grécia (Ethnikos) e passou os últimos tempos no Sport Recife e no Mogi Mirim.
Agora, o «Messias» é reforço do Santos para o ano de 2010. Com quase 38 anos.
O Maisfutebol coloca aqui um vídeo com imagens de uma partida muito especial de Giovanni. No Barcelona, contra o Atl. Madrid em 1996, o brasileiro deu show. O leitor é capaz de reconhecer alguns dos outros protagonistas.
Recorde alguns momentos de Giovanni: