O juiz da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, Fausto Martins Sanctis, confirmou o pedido do Ministério Público que investiga o MSI e condenou Kia Joorabchian a pena de prisão. O iraniano foi acusado de lavagem de dinheiro e de formação de quadrilha, sendo que o Ministério Público brasileiro considerou que o MSI servia para lavar o dinheiro que o Boris Berezovski conseguia através de actividade criminosa na Rússia.
Nesse sentido, a Justiça brasileira pediu a extradição de Kia Joorabchian e de Boris Berezovski, que actualmente se encontram radicados em Inglaterra, onde desenvolvem os respectivos negócios. Os pedidos de extradição foram enviados para a Interpol, mas a esperança que os mesmos venham a ser acatados é pequena, uma vez que o russo já tem outros pedidos de extradição, particularmente da polícia russa, que não foram aceites.
Tevez à espera para ser transferido para o Manchester United
Para além disso, Alberto Dualib, antigo presidente do Corinthians, também foi denunciado pelo Ministério Público, uma vez que o clube paulista servia de fachada à lavagem de dinheiro. Para já, os bens do MSI no Brasil estão congelados, o que significa que o grupo económico não pode ter acesso às contas ou movimentar dinheiro. O que poderia colocar em causa a transferência de Carlos Tevez para o Manchester United, não fosse dar-se o caso da Liga inglesa, para querer transparência, defender que o dinheiro da negociação tem que ser pago ao West Ham, que é o clube possuidor dos direitos desportivos do avançado argentino. Esta disputa pode aliás ser decidida pela FIFA. Se a Federação Internacional de Futebol decidir que o dinheiro deve ser pago ao MSI, aí sim a transferência pode ficar paralisada.