Todos os jogadores sonham com noites assim: contra todas as expectativas, tornam-se inesperados heróis.
No caso de Buba as expectativas eram de facto baixas. O jogador dos Camarões entrou em Portugal pelo Estoril, em 2004/05. Passou pela Liga principal com 29 jogos, dois golos marcados e um autogolo a lamentar. No ano seguinte deixou o Estoril, devido a salários em atraso, e rumou a Aveiro. Esta época tinha sido quatro vezes suplente não utilizado e só na última jornada, na Madeira, merecera a titularidade.
Enfim, Buba está muito longe de ser um dos melhores centrais do campeonato, embora seja relativamente jovem (24 anos) e possa aspirar a uma carreira tranquila no futebol português.
Mas nada disto interessa grande coisa. Por 90 minutos, Buba foi um dos melhores jogadores do Mundo. Quer dizer, parecia um deles. Fez três golos ao Sporting no melhor jogo do campeonato, 90 minutos de invulgar intensidade.
Ninguém sabe o que sucederá a Buba e ao Beira Mar no resto do campeonato. Mas não há dúvidas: o defesa dos Camarões terá o seu nome numa moldura dourada quando se escrever a história da 8ª jornada. Afinal, foi dele o primeiro «hat-trick» da prova.
PS: Paulo Bento criticou duramente o Sporting, que teve duas vezes o jogo na mão. Percebe-se e aceita-se o ponto de vista do treinador. Mas quem gosta de futebol não pode deixar de agradecer a forma aberta e honesta da equipa jogar. Um leão carrancudo teria provavelmente saído de Aveiro com três pontos. Mas teria tido muito menos piada para os espectadores. Pelo menos para os que não são do Sporting.