Numa liga com cada vez mais estrangeiros e menos portugueses, Boavista e Benfica destacam-se como os clubes mais cosmopolitas da Bwin Liga, contando com jogadores de 13 e 12 nacionalidades diferentes, respectivamente. Mas o Marítimo, com uma proporção de nove portugueses para 25 estrangeiros, destaca-se como o clube mais estrangeiro do campeonato português. No campo oposto, o Leixões é o clube mais português, com vinte jogadores nascidos em território nacional contra apenas seis estrangeiros.
Bwin Liga mais brasileira
Veja o novo mapa das nacionalidades
Os três grandes foram dos mais comedidos no pouco emocionante mercado de Janeiro. O F.C. Porto limitou-se a ir buscar dois jogadores que tinha emprestado e a ceder outros quatro a título de empréstimo. O Benfica foi o que mais apostou no «emagrecimento» do plantel, com nove saídas contra apenas duas contratações. O Sporting foi dos menos activos da Bwin Liga, com a chegada de dois reforços e apenas uma dispensa.
Marítimo, Belenenses e Académica, com cinco novos jogadores cada, foram os que mais investiram, com destaque para o clube dos Barreiros que conta, de longe, com o maior plantel do futebol português, com um total de 34 jogadores, sem contar com os jovens que estão inscritos pela equipa B. O clube do Funchal destaca-se ainda com o maior contingente de brasileiros, juntando mais cinco aos doze que já tinha.
O Boavista é o campeão do número de diferentes nacionalidades, contando com um total de treze países representados no Bessa, seis deles africanos: Portugal, Brasil, RD Congo, Angola, Nigéria, Mali, Camarões, Senegal, França, Lietchenstein, Argentina, Colômbia e Qatar. Um recorde que só não é detido pelo Benfica porque o clube da Luz emprestou o chinês Yu Dabao (D. Aves) e o argelino Halliche (Nacional), ficando reduzido a doze diferentes nacionalidades: Portugal, Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha, Grécia, Roménia, Costa do Marfim, Camarões, Paraguai, Angola e EUA.
Neste capítulo honra seja feita ao Leixões que, além de ser o clube com mais portugueses (20), é também o clube com menos estrangeiros e menos diferentes nacionalidades representadas no seu plantel, com cinco brasileiros, além de Nwoko (Nigéria), que chegou a estar com um pé no Reading (Inglaterra), mas que acabou por voltar Matosinhos por complicações na transferência.
Vejas como foram as movimentações na Bwin Liga
Novos jogadores: 54
Saídas: 60
Origem dos reforços: Portugal (19), Brasil (26) e outros (9)
Clube com mais portugueses: Leixões (20)
Clubes com menos portugueses: V. Guimarães e Marítimo (9)
Clube com mais estrangeiros: Marítimo (25)
Clube com mais brasileiros: Marítimo (17)
Clube com mais reforços: Marítimo, Belenenses, Académica e Boavista (5).
Clube com menos reforços: V. Setúbal e Naval (1).
Clubes com mais saídas: Benfica (9)
Clube com menos saídas: Sporting e Belenenses (1)