O Gabão, co-organizado da Taça das Nações Africanas, caiu perante o Mali. A equipa de Alain Giresse segue para as meias-finais, onde vai defrontar a Costa do Marfim. Significa isto que o V. Guimarães vai continuar a não contar com NDiaye: o central maliano, a propósito, não saiu do banco esta tarde.

Curiosamente a eliminação esteve próxima. O Mali dominou a maior parte do tempo mas o Gabão respondeu com a melhor ocasião, num remate ao poste de Aubameyang. Já na segunda parte, aos 55 minutos, o Gabão marcou mesmo: Aubameyang cruzou e Mouloungui empurrou para golo.

Pouco depois, aliás, os gaboneses podiam ter sentenciado a vitória, mas Cousin atirou também ele ao ferro. O Gabão não marcou e acabou por deixar-se empatar. Aos 83 minutos, quando já tinha as meias-finais muito próximas, num contra-ataque rápido, Diabaté finalizou num remate rasteiro.

O jogo avançou então para prolongamento, que não trouxe grandes novidades. Na marcação de grandes penalidades, o Mali foi mais feliz (Aubame foi o único a falhar) e segue em frente, para as meias-finais da CAN. O Gabão sai de prova em lágrimas e sem conhecer o sabor da derrota.