Os jogadores da Selecção Nacional já começaram a chegar ao Hotel Amazónia, no Jamor, onde se vão concentrar para a dupla jornada internacional, primeiro na Dinamarca, com um amigável agendado para dia 1 de Setembro, e depois na Finlândia onde inicia a fase de apuramento para o Euro 2008 no dia 6. Para já apenas chegaram ao hotel Caneira, que foi mesmo o primeiro a chegar, Carlos Martins que veio logo depois, Hélder Postiga, Hugo Almeida e Ricardo Costa, que viajaram para Lisboa em grupo.
Dos cinco jogadores que já se juntaram na concentração nacional, apenas Carlos Martins falou à imprensa. O médio do Sporting foi chamado pela primeira vez à selecção principal e pode mesmo estrear-se com a camisola das quinas. Emoções? «Estou muito ansioso pela estreia, um bocado nervoso, mas estou de corpo e alma», garantiu. «Espero ajudar a selecção, até porque o objectivo é que seja a primeira de muitas chamadas, mas para que isso aconteça tenho que estar ao mais alto nível».
Ora empenho é coisa que Carlos Martins não enjeita. «Estou a apostar tudo neste ano», sublinhou. «Estar aqui, na Selecção Nacional, é o expoente máximo que um jogador pode conseguir. Estou muito orgulhoso por isso e tudo farei em prol deste grupo».
Mais tarde, em conferência, o médio deixou a ideia de que não poderia estar mais satisfeito com este início de época, titularidade no Sporting e estreia na formação das quinas: «Estou muito feliz por ter começado a temporada com uma chamada à selecção A. Tenho o prazer de estar com estes jogadores que tanto admiro. Só me vai trazer mais responsabilidade. Estou preparado para tudo e desejo fazer uma boa campanha.»
A renovação da selecção parece ter começado com a chamada de alguns jovens, como Carlos Martins, Nani e Moutinho. O atleta do Sporting diz que sempre acreditou poder chegar a este patamar, apontando não sentir que o grupo fosse fechado: «Acho que nada está fechado. Eu tinha consciência de que se estivesse bem no clube mais rapidamente teria acesso à selecção. Só espero corresponder às expectativas e que tudo corra bem.»