O Gil Vicente vai reagir em comunicado à sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAFL), que indeferiu a providência cautelar que visava suspender a decisão do Conselho de Justiça de despromover o clube de Barcelos no âmbito do chamado «Caso Mateus».
Esta era a decisão central do processo, pela qual o clube aguardava, numa altura em que tem de decidir se joga no fim-de-semana para a Liga de Honra: já fez três faltas de comparência seguidas e à quarta é desclassificado. Do que foi possível apurar, a Direcção deverá anunciar que a equipa estará presente em Vila do Conde para defrontar o Gil Vicente, embora haja um problema com os jogadores, que apresentaram a rescisão e ameaçam não marcar presença caso não recebam os salários em atraso.
A Federação confirmou entretanto no seu site oficial a decisão do TAFL e transcreve excertos da fundamentação da sentença. «O decretamento da providência implica a perturbação da regularidade das competições desportivas do futebol profissional, o que implica a alteração do calendário e a instabilidade das condições da prática desportiva para clubes e atletas envolvidos», considera o tribunal.
«O interesse público da normalidade das competições desportivas é suficientemente relevante para prevalecer sobre o interesse feito valer ora pelo requerente, o que determina a recusa da presente providência», conclui o juiz.
A Federação revela no mesmo comunicado que «continua disponível para encontrar uma solução de consenso, dentro daquilo que são os normativos da FPF e da FIFA».
Com o Gil suspenso, a Federação acrescenta que «lamenta que o arrastar deste processo esteja a prejudicar colateralmente os jovens que militam nos escalões de formação do Gil Vicente».
Quanto ao recurso aos tribunais, o Gil Vicente continua com a firme convicção de que pretende prosseguir a sua luta, pelo que existe hipótese de recurso para outras instâncias, como o Tribunal Central Administrativo do Sul, o Tribunal Constitucional e mesmo o Tribunal Europeu. Em todo o caso, já sabe que não está habilitado a jogar na Liga principal, pelo que terá de alinhar na Liga de Honra.